PS aprova lista de deputados às legislativas 2022. Consulte aqui

António Costa aposta na continuidade, com vários ministros a serem cabeças de lista às legislativas de 30 de janeiro. Entre as estreias, destaque para Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto da Saúde, que é número 1 por Leiria.
Publicado a
Atualizado a

A Comissão Política Nacional do PS aprovou, esta segunda-feira, com 83% dos votos, a lista de candidatos a deputados à Assembleia da República, anunciou José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do partido. Consulte aqui a lista com todos os nomes e os círculos eleitorais a que se candidatam para as eleições legislativas marcadas para 30 de janeiro.

O partido aposta numa linha de continuidade, com vários ministros a serem cabeças de lista. É o caso de Marta Temido, responsável pela pasta da Saúde, que é número 1 por Coimbra, Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação (por Viana do Castelo), e a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (pela Guarda).

Também o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, volta a ser número 1 por Aveiro.

Alexandra Leitão, responsável pelo Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, mantém-se como cabeça de lista do PS em Santarém, na qual se inclui ainda a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, é candidato pelo círculo eleitoral de fora da Europa.

Já o Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, entra nesta lista para ser número 2 por Setúbal, substituindo Eduardo Cabrita, que se demitiu do cargo de ministro da Administração Interna na sequência do acidente com a viatura em que seguia, que fez uma vítima mortal. Neste círculo eleitoral, a líder parlamentar Ana Catarina Mendes é a número 1. De referir que Cravinho concorreu em 2019 por Lisboa.

António Costa volta a ser cabeça de lista por Lisboa, com João Galamba a passar do 10º para 11º lugar neste círculo eleitoral, sendo 'ultrapassado' por Marcos Perestrello.

O lugar de Galamba nesta lista tinha sido contestado na sexta-feira à noite, durante a reunião da Comissão Política da FAUL.

Aqui, Fernando Medina, antigo presidente da Câmara de Lisboa, ocupa a quinta posição.

Edite Estrela é número 2 e a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, está em terceiro lugar na lista a deputados por Lisboa.

Nas estreias, destaque para o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, que é cabeça de lista por Leiria. O terceiro lugar é do secretário de Estado para a Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que tinha sido candidato por Castelo Branco em anteriores atos eleitorais.

No segundo lugar de Leiria, entra a antiga juíza do Tribunal Constitucional e ex-secretária de Estado Catarina Sarmento Castro.

Já Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Social, foi escolhida para ser número 1 pelo círculo de Castelo Branco, sendo a primeira vez que se candidata a deputada.

Já nos Açores, a escola para cabeça de lista recaiu em Francisco César, filho do presidente do PS, Carlos César.

Tal como se previa, Francisco Assis não surge como candidato a deputado, sendo que a lista do Porto volta a ser liderada pelo independente Alexandre Quintanilha. O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes foi escolhido para ser número 3 neste círculo eleitoral.

As listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas vão ser aprovadas em definitivo na reunião desta noite da Comissão Política do PS, que não começou às 21:00, como estava previsto, porque a reunião do fim da tarde do Secretariado Nacional, o órgão de direção, se prolongou pela noite.

Com Lusa

Notícia atualizada às 00:31

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt