Anthony Lopes. Paciente francês à espera da baliza
Em 1990 nasceu em França mais um filho de pai português na região de Lyon. De seu nome Anthony Lopes. Nada de novo, não fosse o rapaz ter queda para "defender umas bolas". O pai levou-o ao Lyon para fazer testes e já de lá não saiu sem a garantia de voltar no dia a seguir.
[citacao:A minha força é não ter medo. É preciso ser capaz de meter as mãos onde os outros não meteriam o pé. É preciso ser um pouco louco.]
A história repetiu-se depois na seleção. É internacional português por culpa do pai. Foi ele que ligou para a Federação e fez saber que o filho era português e jogava em França e queria representar a seleção nacional. "Foi-lhe pedido que viesse a um estágio e deu logo indicações de grande qualidade, voltou mais algumas vezes e o pai é que pagou as despesas todas até ele passar a ser selecionado oficialmente", contou ao DN Carlos Dinis, o primeiro treinador dele nos Sub-17.
O jogador não esqueceu a herança paterna e optou por vestir a camisola verde rubro.
[citacao:A minha escolha está feita desde que era pequeno e não mudará. Tenho essa vantagem de ter chegado muito jovem às seleções de Portugal e, para a minha família, o que contou sempre foi Portugal. E para mim, também. Faz parte da minha história, não é uma reflexão da idade adulta.]
Depois de passar pela formação do Lyon entre 2007 e 2008, o guarda-redes ficou mais dois anos na equipa B da equipa francesa até ser finalmente promovido na temporada 2011/12. Com a saída de Lloris e a promoção de Vercoutre à titular, Lopes passou a suplente. Faria sua estreia como titular do Lyon em dezembro de 2012, na Liga Europa, na partida com o Kiryat Shmona de Israel. E não mais deixaria a baliza.
[citacao:Esperei no Lyon, esperarei na seleção de Portugal. Tudo o que posso fazer é estar o melhor possível no Lyon.]
Quando chegou, fez um pedido à Federação quando chegou. O de não o porem a falar. O guardião não queria passar a vergonha de não falar bem português e cometer calinadas que o ridicularizassem. Só por uma vez isso aconteceu.
[youtube:bgbex0GLWo4]
BI
Data de nascimento: 1-10-1990
Naturalidade: Givors (França)
Altura: 1,84
Peso: 81
Clube atual: Lyon (França)
Clubes de formação: Lyon
Clubes representados: Lyon
Palmarés: Liga francesa, Taça de França
CARREIRA NA SELEÇÃO
Estreia: 31 de março 2015 , num particular frente a Cabo Verde (0-2)
Internacionalizações: 3
Golos sofridos: 2
FASE DE QUALIFICAÇÃO
Jogos: 2
Minutos: 190
Golos sofridos: 0
NÚMEROS
12 milhões de euros - valor do passe