Anel de Josefina vendido por 900 mil euros

O anel de noivado que Napoleão Bonaparte ofereceu à futura mulher em 1796 foi vendido por 896.400 euros ontem, em Fontainebleau, sudeste de Paris.
Publicado a
Atualizado a

A jóia, um anel com 18 milímetros de diâmetro, um diamante e uma safira, foi oferecida por Napoleão a Josefina de Beauharnais, estava avaliada entre 8 e 12 mil euros. "Nessa altura, Bonaparte tinha pouco dinheiro. O anel é de uma grande simplicidade", disse o diretor do departamento de memória histórica da leiloeira Osenat, citado pelo jornal espanhol ABC.

Napoleão anunciou o noivado com Josefina, viúva de Alexandre de Beauharnais a 24 de fevereiro de 1976. Casaram-se a 9 de março, pelo civil.

O anel fazia parte, até agora, da coleção do príncipe Victor Napoleão (1862-1926), neto de dois reis: Jerónimo, irmão de Napoleão, rei de Westfalia, e Victor Manuel II, rei de Itália. Herdou grande parte dos objetos relacionados com Napoleão.

O leilão foi concorrido, com licitações na sala e ao telefone, e grande burburinho na sala, descreve o Le Parisien. Cerca de 300 pessoas, entre espetadores e possíveis compradores, estiveram na Osenat para o leilão, alguns do continente americano, outros do Dubai, outros ainda da China, diz a publicação. Nio final, a joia foi parar às mãos de um colecionador que não é francês e que licitou os quase 900 mil euros por telefone.

Longe de bater os 4,8 milhões de euros que foram pagos pelo sabre de Napoleão em 2007, o anel de Josefina fica, no entanto, em segundo lugar no ranking das peças mais caras relacionadas com o imperador francês.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt