Andor. Skates com alma portuguesa 'made in' Barcelona

O produto criado por dois emigrantes portugueses, em Espanha, é um verdadeiro dois em um: tanto pode ser uma tábua de skate, pronta a ser usada em qualquer terreno, como uma peça de arte em madeira talhada à mão que fica bem em qualquer sala.
Publicado a
Atualizado a

O skate e a talha de madeira eram duas paixões antigas. E a fusão de ambas acabou por dar o mote para Hélder Espada e Daniela Torres, casal português emigrado em Barcelona desde 2007, avançarem com um negócio próprio e criarem a Andor, no final do ano passado.

A empresa produz tábuas de skate de madeira maciça de faia e entalhadas à mão. Cada tábua é uma peça única. Cada entalhe é feito manualmente com recurso a técnicas de talha clássica, executadas com ferramentas tradicionais como a goiva e o maço. O resultado final é uma tábua de skate para uso urbano e, ao mesmo tempo, uma peça de arte contemporânea, que pode perfeitamente funcionar com objeto de decoração.

O tsunami pandémico que varreu a economia mundial levou ao fecho da empresa onde Hélder Espada, 46 anos, trabalhava na capital da Catalunha. Foi altura de arregaçar as mangas e encarar a dificuldade como uma oportunidade para mudar de rumo. "Em 2016 passámos algum tempo a remodelar uma campervan, num espaço com toda a maquinaria e muita madeira disponível. Nessa altura, o Hélder fez o primeiro skate apenas para uso pessoal, não pensou em comercializar, e deu-lhe imenso prazer. Em 2020, em pleno confinamento e numa altura em que teve que repensar a vida, percebeu que gostava de voltar a trabalhar com madeira. Como tinha feito um curso técnico de talha e escultura há 20 anos e falava sempre disso com tanto carinho, animei-o a juntar ambas as coisas. E daí saiu a Andor", conta Daniela Torres.

O skate, que se tornou modalidade olímpica em 2021, nos Jogos de Tóquio, faz parte da vida de Hélder Espada desde que, aos quatro anos, uma avó lhe ofereceu o primeiro dos vários que foi possuindo ao longo da vida. Mais de 40 anos a praticar a modalidade tornaram-se uma vantagem na hora de conceber as suas próprias tábuas, pensadas sobretudo para uma utilização mais demorada, trajetos longos em estrada ou calçadões (cruising), e não tanto para manobras ou truques técnicos. "São muitos anos a fazer skate, em que fui experimentando vários tipos de tábuas e não há dúvida que isso me ajudou no processo de seleção dos shapes que agora faço. A experiência neste caso foi mesmo uma mais valia", sublinha Hélder ao DN.

E o que torna as tábuas da Andor únicas no mercado do skate? "Todo o processo é manual e artesanal, e só usamos dois materiais: a madeira e cera de abelha 100% natural, como proteção. Não aplicamos tinta, cola, nenhum tipo de produto químico. As nossas tábuas não precisam de lixa, porque o padrão que criámos com a forma de escamas de peixe faz a tração necessária para que os pés não escorreguem. Além disso, estão desenhadas de forma a andarem pelas estradas, com qualquer tipo de trucks, rodas e rolamentos. Entendemos que também podem ser vistas como objectos de decoração. Então, na verdade, acreditamos que podem ir de encontro aos gostos de um público bastante heterogéneo", explica a Andor.

As tábuas estão disponíveis em quatro modelos e todos têm nomes de canções - Roads (Portishead), Blackbird (The Beatles), Daydreaming (Massive Attack) e Softparade (The Doors) -, o que fala para outra paixão do casal: a música. "Durante muitos anos fizemos viagens pela costa alentejana, e temos na memória aquelas estradas desertas, onde se podia fazer cruising e downhill livremente. Tínhamos encontro marcado cada verão no Festival Sudoeste, onde assistimos a grandes concertos. Por isso os nossos shapes têm nomes de canções, porque nos transportam para esses momentos".

Por enquanto, as tábuas estão à venda no site da Andor (www.andorskateboards.com) e também na loja online shopiendo.com. Os preços dependem de cada modelo, mas começam nos 195 euros.

Roads: Comprimento: 78,5 cm; Largura: 23,5 cm; Peso: 1,8 kg.

Blackbird: Comprimento: 73 cm; Largura: 21,5 cm; Peso: 1,4 kg.

Softparade: Comprimento: 81 cm; Largura: 24 cm; Peso: 2,2 kg.

Daydreaming: Comprimento: 77,5 cm; Largura: 22,5 cm; Peso: 1,6 kg.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt