Ameaça de peste bubónica coloca cidade em quarentena
Os 30 000 habitantes de Yumen, na província de Gansu (Noroeste da China), não estão autorizados a sair da cidade e, na fronteira, as autoridades ordenam que os veículos contornem o perímetro urbano da cidade, divulgou o canal chinês CCTV (China Central Television).
A vítima, de 38 anos, morreu na quarta-feira passada depois de ter dissecado uma marmota morta, possivelmente contaminada, para alimentar o seu cão.
A CCTV indicou que "as autoridades não permitem que ninguém abandone a cidade", sendo que quatro zonas se encontram em quarentena, informou o jornal China Daily. "A cidade tem bastante arroz, farinha e óleo para alimentar a população por um mês", acrescentou a CCTV. "As pessoas, incluindo os que foram colocados em quarentena, estão em condição estável."
A peste bubónica é uma infeção bacteriana, que se tornou conhecida com a Peste Negra, uma epidemia que matou milhões de pessoas na Europa do século XIV. A doença, que afeta principalmente os animais, só pode ser transmitida aos humanos através de picadas de pulgas portadoras da infeção.