Amanhã há buzinão. Mas borlas em agosto estão fora de questão

Utentes da Ponte 25 de Abril exigem isenção de portagens em agosto, mas Governo garante que isso não irá acontecer
Publicado a
Atualizado a

O ministro do Planeamento garantiu hoje à TSF que não haverá isenção do pagamento de portagens na ponte 25 de Abril, entre Lisboa e Almada, no mês de agosto, como pede a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul, que agendou para amanhã um buzinão.

"O governo não está neste momento a analisar essa possibilidade. Há constrangimentos orçamentais, por isso essa possibilidade não está sequer a ser analisada nesta fase", afirmou o ministro Pedro Marques, no mesmo dia em que o Governo anunciou a aplicação de 15% de desconto a todos os veículos que circulem, a partir de 1 de agosto, em algumas autoestradas, vias maioritariamente localizadas no interior do país e no Algarve. "Portanto o nosso compromisso, que estamos a cumprir, tem a ver com a redução de portagens no interior. Esse era o passo que queríamos dar para o desenvolvimento nas populações do interior, nas economias do interior, e que vamos dar hoje", disse o governante.

[artigo:5294740]

Uma posição que Luísa Ramos, da Comissão de Utentes da ponte, lamenta e que considera que dará mais força ao protesto marcado para amanhã e que visa a reposição da isenção do pagamento de portagens em agosto, como acontecia até 2011.

"Aqueles que residem, trabalham e estudam na margem sul do Tejo são os únicos portugueses que têm de pagar portagens nas pontes sobre os rios em Portugal", refere, em comunicado, a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul.

Para aquela comissão, a situação representa uma "discriminação inaceitável", recordando que tem ao longo dos anos exigido a abolição de portagens e que os vários governos "nada fizeram".

A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul apela a todos os utentes daquela ponte para a partir das 08:00 de quinta-feira "façam chegar ao Governo, através da buzina do seu automóvel, a exigência pela reposição da isenção de portagens no mês de agosto".

No comunicado, a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul lembra que durante vários anos houve isenção de pagamento de portagens naquela ponte durante o mês de agosto, que o anterior Governo de Pedro Passos Coelho decidiu acabar.

"Denunciamos prontamente este roubo e os utentes da Ponte 25 de Abril apoiaram um dos maiores protestos feitos contra as portagens na forma de buzinão", salienta a comissão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt