Amália vista pelo piano de Júlio Resende

Pianista pegou no repertório de Amália Rodrigues e faz um disco de intensa exposição emocional, trabalhada sobre a memória individual e coletiva.
Publicado a
Atualizado a

Artista: Júlio Resende

Álbum: 'Amália por Júlio Resende'

Editora: Valentim de Carvalho

Classificação: 4/5

Foi no jazz que o pianista Júlio Resende se começou por dar a conhecer, mas desde logo se tornou evidente que não era um músico que se fechasse em espartilhos musicais. Nos últimos anos foi-se aproximando cada vez mais do fado, acompanhando Vânia Conde, Helder Moutinho ou Aldina Duarte. Para o seu primeiro álbum de piano solo decide revisitar o repertório de Amália Rodrigues.

Fado Português, Foi Deus, Vou dar de beber à dor ou Barco Negro são alguns dos temas escolhidos. E mesmo que seja notável o respeito que Júlio Resende tem por esta música e por Amália, o pianista não deixa de improvisar dentro destas canções.

Através de Amália e pelos caminhos do fado, Resende expõe também o seu íntimo. O escritor Gonçalo M. Tavares também está presente neste disco, tendo escrito um texto para cada tema que é aqui interpretado. O disco contém ainda um trabalho fotográfico de Pedro Cláudio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt