Alfarrabista leiloa livros no Facebook

A livraria alfarrabista, Espaço Ulmeiro, tem uma proposta inovadora para os seus leitores: um leilão de livros antigos na sua página do Facebook.
Publicado a
Atualizado a

Criado em 1969, o Espaço Ulmeiro é uma vasta livraria alfarrabista situada na Avenida do Uruguai, em Lisboa. Um dos traços mais característicos desta loja é a sua mascote, o gato Salvador, que é uma figura pública reconhecida na zona de Benfica.

Agora o Espaço Ulmeiro iniciou um método diferente de abordar os seus clientes através de um leilão de livros na internet, na sua página do Facebook. José Antunes Ribeiro, o proprietário, conta que a ideia deste projeto surgiu com o objetivo de complementar o seu trabalho e dar-lhe mais visibilidade. Assim, o acesso a alguns livros do seu acervo não fica restrito à população de Lisboa, mas disponível para todos os pontos do país.

Em resposta à questão sobre a escolha do Facebook enquanto meio de divulgação, José Ribeiro afirma que esta "é uma ferramenta onde a livraria procura descobrir novas formas de chegar às pessoas, até porque muitas delas nem têm conhecimento do nosso espaço por se situar num bairro periférico de Lisboa."

A iniciativa consiste em colocar na página do Facebook da livraria alguns livros para leilão. Qualquer pessoa pode licitar, sendo que o valor base de licitação para todos os livros é de 5 euros. A partir daí, todas as licitações devem acrescentar, pelo menos, 50 cêntimos ao valor anteriormente proposto. Quem oferece o preço mais alto fica com o livro. Por fim, os livros podem ser levantados na livraria ou enviados por correio registado para todo o país.

De momento, os leilões são realizados de 3 em 3 dias. O primeiro, no sábado passado, levou a leilão cerca de 20 livros. O segundo, realizado na quarta-feira, contou com 25 livros e é previsto, em breve, chegar aos 30 livros por leilão.

José Ribeiro conta ainda que a experiência tem sido muito positiva, tal como a reação das pessoas à ideia. Aliás, "a melhor venda até agora atingiu 50 % do valor original do livro, o que é muito bom", conta. Embora ainda seja cedo para tirar conclusões, revela que pretende dar continuidade ao projeto e, futuramente, espera vir a fazer alguns "leilões temáticos" (como por exemplo, leilões exclusivos a obras de um determinado autor ou acerca de um tema específico).

O Espaço Ulmeiro, local por onde já passaram figuras como Zeca Afonso e Carlos Paredes, tem regularmente outro tipo de iniciativas como sessões de poesia e música e "jantares com livros", bem como outras atividades de promoção do livro e da leitura. Na descrição da sua página no Facebook pode ler-se: "Este é um espaço de afetos!"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt