Açores sob aviso laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja o arquipélago dos Açores devido à chuva e vento e a Madeira e 10 distritos do continente a amarelo por causa da agitação marítima.
Publicado a
Atualizado a

De acordo com informação disponível na página da Internet do IPMA, todas as ilhas do arquipélago dos Açores estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva ou aguaceiros, vento forte e agitação marítima.

As ilhas do Grupo Ocidental (Corvo e Flores) estão sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 15:00 de quinta-feira, devido à agitação marítima e ao vento forte.

Para Santa Maria e São Miguel, do Grupo Oriental, está emitido um aviso laranja entre as 07:00 de hoje e as 15:00 de quinta-feira, devido à chuva, vento e estado do mar.

As ilhas Terceira, Graciosa, S. Jorge, Faial e Pico, Grupo Central, estão sob aviso laranja entre as 09:00 de hoje e as 15:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou também 10 distritos do continente (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro) e a costa norte do arquipélago da Madeira sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, por causa da agitação marítima, com ondas que podem atingir os cinco metros.

O aviso amarelo para aqueles distritos e a Madeira vai estar em vigor entre as 18:00 de quinta-feira e as 17:59 de sexta-feira.

O aviso laranja significa "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo representa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje em Portugal continental céu geralmente pouco nublado, apresentando-se com períodos de muito nublado no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã e aumento de nebulosidade na região norte para o final do dia com ocorrência de aguaceiros fracos.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, sendo moderado a forte nas terras altas até ao final da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima.

Em Lisboa e em Faro prevê-se uma temperatura máxima de 17 graus Celsius, no Porto 15, no Funchal 20, Santa Cruz das Flores 14 e em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 16.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt