Acidente em mina de carvão na China deixa 33 mortos

Acidente aconteceu na segunda-feira. Últimos 15 corpos foram encontrados sem vida na madrugada de hoje
Publicado a
Atualizado a

Os 33 mineiros que ficaram presos numa mina de carvão no sudoeste da China, na sequência de uma explosão, morreram todos, confirmou hoje o responsável pelas operações de resgate.

A mesma fonte, citada pela agência oficial chinesa Xinhua, revelou que os últimos 15 corpos foram encontrados sem vida na madrugada de hoje.

A explosão ocorreu às 11:30 (03:30 em Lisboa) de segunda-feira no distrito de Yongchuan, no município de Chongqing. Segundo a Xinhua, 35 pessoas estavam na mina no momento do acidente.

Duas conseguiram escapar, enquanto as restantes ficaram presas.

A investigação aberta pela Administração de Segurança no Trabalho da China apurou que a mina excedeu os limites do espaço autorizado, tinha equipamento insuficiente, ventilação escassa e má gestão.

Após o acidente, as autoridades de Chongqing ordenaram uma inspeção às condições de segurança das minas na região e encerraram todos os depósitos com uma produção inferior a 90.000 toneladas por ano.

No ano passado, morreram 171 pessoas em acidentes em 45 minas na China, segundo dados da Administração Nacional de Energia do país.

Cerca de dois terços da energia consumida na segunda maior economia mundial assentam no carvão.

Muitos acidentes ocorrem em depósitos que operam ilegalmente e não colocam em prática medidas de segurança básicas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt