A traição que pode esvaziar a conta bancária de Lin Dan

Ex-campeão olímpico, e pop star do desporto chinês, confessou adultério quando a mulher estava grávida. Diz-se arrependido, mas os patrocinadores não vão perdoar
Publicado a
Atualizado a

Lin Dan é um desportista de renome na China. No Ocidente poucos têm a noção do impacto mediático que este praticante de badminton tem no seu país e na modalidade em que foi campeão olímpico por duas vezes, em 2008 e 2012.

O atleta de 33 anos é a imagem de múltiplas marcas, nos mais variados ramos de atividade, que lhe proporcionam rendimentos chorudos, na ordem dos 20 milhões de euros anuais, mas esta vida faustosa pode estar em vias de terminar.

A história conta-se em poucas palavras. Na última quinta-feira um utilizador, com o nickname de Detective Zhao e conhecido pelas suas publicações sobre a vida das figuras públicas, colocou online na maior rede social chinesa, a Sina Weibo, fotografias de Lin Dan com Zhao Yaqi, uma antiga modelo, num quarto de hotel. Ou seja, a situação configura adultério, algo que já foi assumido por Lin Dan. Se o atleta estava metido em problemas, mais ainda ficou pelo simples facto de a sua mulher, a também praticante de badminton Xie Xingfang, na altura, estar grávida - deu à luz um rapaz a 5 de novembro último.

O caso chocou os chineses, que viam em Lin Dan um modelo e no casal que formava com Xie Xingfang um exemplo de família.

Agora chegou a hora de fazer contas. Lin Dan, que tem uma imagem avaliada em 35 milhões de euros, pode ter de gerir danos, dado que não só era o atleta de maior potencial publicitário como, fazendo jus a isso, tinha contratos assinados com marcas de prestígio como Dolce & Gabanna, Mont Blanc, Red Bull, Gillette, Pepsi, KFC e L"Oréal.

Os principais agentes de meios comparam a situação de Lin Dan às de Lance Armstrong, Tiger Woods e Maria Sharapova, desportistas que viram os seus contratos de patrocínio rescindidos após se envolverem em situações altamente negativas para a sua imagem e respetivas marcas a que estavam associados, o que levou à quebra dos vínculos com os sponsors pelos quais davam a cara.

Para se ter uma noção do impacto que o caso extraconjugal teve basta dizer que as imagens foram vistas por mais de mil milhões de internautas - o mesmo número, só para se ter uma ideia, da notícia da retirada de Kobe Bryant da NBA. E nos primeiros 20 minutos após a publicação, as fotografias foram comentadas por mais 100 mil pessoas, tendo a maioria mostrado a sua deceção para com o atleta, que até anteontem era chamado na China de Super-Dan.

Utilizando também a rede social Weibo, uma mistura entre o facebook e o twitter, Lin Dan assumiu o erro e desculpou-se: "Como homem que sou, assumo o meu erro e nem me vou tentar defender. O meu comportamento magoou a minha família. Peço desculpas à minha família, lamento imenso o sucedido."

Este acontecimento, de inimagináveis proporções na China, pode ter, mesmo assim, repercussões ligeiramente diferentes para Lin Dan tendo como comparação o desfecho para com outras estrelas do desporto envolvidas em assuntos mais delicados, pois a cultura chinesa não deixa de ver o adultério com maus olhos pela sociedade mas, ainda assim, quando é o homem a infringir a situação é ligeiramente mais tolerada.

Os próximos dias serão decisivos para se perceber a posição das marcas que têm a imagem de Lin Dan associada. Xie Xingfang, a mulher de Lin Dan, que muitos internautas nas redes sociais desafiavam a responder na mesma moeda a Lin Dan, já publicou no Weibo uma foto do casal com o filho recém-nascido e uma mensagem que dá conta de que "a família está toda no mesmo barco neste clima adverso". "A nossa família apoia este homem responsável, que sempre corrige os seus erros", escreveu ainda a ex-atleta.

Uma coisa parece certa. Lin Dan, um ícone do desporto chinês, a par do antigo basquetebolista Yao Ming - que chegou à NBA, onde representou os Houston Rockets - e da ex-tenista Li Na - a única chinesa a vencer um torneio Grand Slam e que curiosamente começou pelo... badminton - tem a sua imagem seriamente afetada.

Na imprensa chinesa citada pelos órgãos de comunicação social europeus, há quem veja no rápido pedido de desculpas apenas uma forma de atenuar o escândalo que está a abalar o desporto chinês - e não só...

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt