A nova aventura de Eriksson é na China

Guangzhou R&F vai ser o 13.º clube da carreira do técnico sueco, que foi três vezes campeão no Benfica
Publicado a
Atualizado a

O sueco Sven-Goran Eriksson, antigo treinador do Benfica e selecionador de Inglaterra, vai assumir o comando técnico do Guangzhou R&F, no campeonato chinês de futebol, anunciou o clube.

Eriksson, que saiu domingo do cargo de diretor técnico do Al Nasr, dos Emirados Árabes Unidos, assinou com o Guangzhou um contrato válido por 18 meses, revelou um dirigente do clube, sem adiantar pormenores financeiros.

Na Liga chinesa, Eriksson vai encontrar no "dérbi" da cidade o italiano Marcello Lippi, antigo selecionador de Itália e técnico do Guangzhou Evergrande, o campeão em título.

"Depois de algumas reuniões, a direção do clube entendeu contratar Sven-Goran Eriksson como treinador principal do Guangzhou R&F's até dezembro de 2014", disse o clube à agência AFP.

Apesar de não existirem detalhes financeiros do negócio, a imprensa britânica refere que o treinador sueco irá receber 2,3 milhões de euros por ano no Guangzhou R&F, clube que ocupa o 13.º lugar entre as 16 equipas do campeonato.

Na sua carreira, o técnico de 65 anos já passou por muitos clubes, em Itália e em Inglaterra, foi selecionador de Inglaterra, México e Costa do Marfim, mas foi nos suecos do Gotemburgo e no Benfica que impulsionou a sua carreira.

Em 1982 o técnico conquistou surpreendentemente a Taça UEFA pelo Gotemburgo, um "chamariz" que levou o Benfica a contratá-lo. Na época seguinte o sueco levou os "encarnados" à final da Taça UEFA e em 1990 à final da Liga dos Campeões. Pelo Benfica, o sueco foi campeão nacional em 1982/83, em 1983/84 e em 1990/91.

O Guangzhou R&F será o 13.º clube do técnico, que passou por equipas como a Lazio, AS Roma, Sampdoria, Fiorentina, Manchester City, Leicester, entre outros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt