A moda portuguesa regressa a São Paulo
Na edição Primavera/Verão 2009 do certame paulista, Anabela Baldaque apresentou, ontem, a colecção Sombras Coloridas, que a própria descreve como "fresca, solta, alegre e muito divertida".
Hoje, cerca das 16.00 locais (12.00 em Lisboa), é a vez de Miguel Vieira apresentar a sua colecção Primavera/Verão para homem e mulher, em que preto e branco se misturam em "pequenas doses, com um toque de glamour".
"Um aeroporto de vidro", "um avião dourado", "uma limusina preta" e "um hotel branco" são alguns dos motivos de inspiração que Miguel Vieira vai utilizar no desfile de hoje, cujo tema faz parte da sua colecção - viajar. Para elas, Miguel Vieira propõe um "visual minimalista", com "saias e vestidos acima do joelho" e uma silhueta marcada em "forma de ampulheta". Enquanto que, para eles, se evidenciam os fatos "inspirados na alfaiataria tradicional" e a "dualidade entre o extra large e o justo". Para ambos, predominam as "linhas cintadas", acrescenta o estilista.
A seda, o cetim, as organzas, as rendas, os "chiffons plissados, o vinil e a pele em verniz são alguns dos materiais utilizados por Miguel Vieira no Verão de 2009.
Em relação aos acessórios, esta co lecção distingue-se pelos "estampados manuais em foile", pelas mochilas de campismo e pelas sandálias, que surgem "reinventadas como objectos de 'desejo e luxo'".
Esta é a quarta vez que o Portugal Fashion leva criadores lusos ao maior evento de moda da América Latina, prosseguindo, assim, o seu programa de promoção internacional da moda portuguesa. A exibição dos talentos nacionais, na mediática passerelle da São Paulo Fashion Week, contribui de forma sig nificativa para que as portas do vasto mercado brasileiro se abram ao nosso sector têxtil e de ves tuário.
O projecto é desenvolvido pela Associação Nacional de Jovens Empresários.