A eficácia da educação para os media
Os alunos do 8º ano da Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico de Vergílio Ferreira protagonizaram a sessão desta quarta-feira, dedicada à construção da primeira página. Os jovens foram informados sobre alguns dos riscos existentes no mundo online, bem como dos recursos disponíveis para a procura de informação fidedigna.
Um público informado é capaz de avaliar as mensagens veiculadas pelos media, separando as notícias verdadeiras de conteúdos duvidosos. Assim sendo, compete ao leitor a procura de notícias que confirmem e comprovem a veracidade dos factos noticiosos.
Os jovens realizaram a atividade "Faz a tua 1ª página", que consistiu na procura e seleção de notícias atuais, presentes no site do Diário de Notícias.
As editorias 'Portugal', 'Globo' e 'Desporto' assumem o papel principal na pesquisa dos mais novos, "uma vez que reúnem os critérios que para eles são importantes na escrita de uma notícia" - atualidade, proximidade, relevância e novidade, refere Mafalda, de 13 anos.
A visita à redação foi iniciada com uma breve explicação sobre o ardina. Nas palavras de Ângela Conceição, professora de História "o destaque dado à personagem do ardina é fundamental. Os alunos desconhecem a existência de uma das figuras que marcou o jornalismo".
A remodelação feita na redação do Diário de Notícias, sobretudo a nível de elementos multimédia, foi um dos assuntos abordados durante a visita. "Os alunos associam a redação ao modelo americano que veem nos filmes e séries. A vinda ao DN possibilitou que ficassem com a imagem real do espaço de trabalho do jornal", acrescentou Ângela Conceição.