7 dias, 7 propostas por João Gil
1. Exposição
Viagem pelo esquecimento
Em exibição até 5 de maio
MAAT, Lisboa
domingo, 24 de abril
Um encontro das três Artes: Poesia, Video Arte e Música por Ana Mesquita, Mia Couto e João Gil
Um filme tríptico de 63 minutos, dividido em doze temas, que convida o visitante a viajar pelas mais delicadas facetas da história, num constante apelo à memória do que fomos como humanidade, em relação às mulheres, aos escravos, aos antepassados, aos migrantes, ao planeta, às cidades, à vida e ao amor.
Provoca-nos.
2. Liberdade
25 de Abril
Celebrar a Democracia
Segunda-feira, 25 de abrill
O dia da Liberdade. O renascimento de Portugal. O início da Democracia.
É ir para rua a celebrar ou apenas a passear pelas ruas da vossa cidade ou pelas veredas do nosso campo.
Respirar apenas e ter o prazer de viver. Tudo é poesia. Ela está por todo o lado, no Cais junto ao Rio, nos paredões junto ao Mar, nas pedras e nos troncos das árvores.
Celebrar a vida em Democracia é tudo o que desejo para o nosso Pais para o nosso Povo.
Ta ta ra ra ra ra ra raaaa
Ta ra ri ra ra ra ra raaaaa
Qual é a marcha?
3. Livro
O ano do pensamento mágico
De Joan Didion. Cultura Editora.
terça, 26 de abril
Aconselho a leitura deste livro por muitas e diversas razões: o Diogo Infante encenou a peça de teatro que saiu deste livro baseado na história verídica e vivida pela autora Joan Didion.
Estreou em Lisboa em 2009 no Teatro D. Maria , numa extraordinária e comovente interpretação de Eunice Muñoz.
O Diogo convidou-me para compor música original e guardo na memória o espanto e admiração logo no primeiro ensaio de leitura com a Eunice. O seu tempo, as pausas, a gestão do silêncio e a cadência. Acreditem, foi uma lição e foi um momento.
Aproveitem os novos ventos da provável libertação da máscara e vão ao Teatro Trindade ver a peça O amor é tão simples com o Diogo Infante.
4. Viagem
Serra da Estrela
Pelos trilhos da Serra da Estrela
quarta, 27 de abril
Agora que estamos na Primavera, ponham uns ténis e caminhem pelos trilhos da Serra da Estrela. O cheiro da urze e das giestas, a planície de colchão da nave de Santo António. Deitem-se numa das pedras das Penhas da Saúde e sintam o calor, a energia e a força inspiradora da Serra.
Voltam diferentes e curados de tanto dióxido de carbono acumulado
5. Poesia
O meu corpo humano
De Maria do Rosário Pedreira, editado por Quetzal Editores (2022)
quinta, 28 de abril
Uma deliciosa viagem poética através do corpo humano. Admiro a sua poesia escrita e cantada. É de longe uma das pessoas mais inspiradas da Escrita lida, cantada, ouvida, sentida, rimada, falada.
6. Música
Miguel AraújoChá Lá Lá
Sexta, 29 de abril
Um dos mais inspirados 3 em 1 da recente Música Portuguesa.
Escreve, compõe e interpreta fluentemente tudo com total facilidade. Imagino-o sempre no seu sótão cheiinho de caixas de histórias engraçadas.
O Miguel é sem dúvida um caso de raro instinto musical apurado. Gosto dele e é boa gente.
7.Passeio
Bicicleta
Pelo Guincho e Cascais
sábado, 30 de abril
Levem ou aluguem uma bicicleta e comecem a pedalar junto ao Guincho. Chegam à Guia e é sempre a descer até à Boca do Inferno, passam pela Marina e petiscam qualquer coisa. Seguem viagem até à Baía de Cascais, aventuram-se pela Rua Direita, comem um Santini e chegam ao paredão. Encostam a bicicleta e bebem um café. Pegam no veículo de novo e pedalam até ao limite da Azarujinha. Sentam-se num dos banquinhos e desfocam o olhar no Mar. Aproveitam para matutar na vida. Enchem o peito de maresia e iniciam a viagem de regresso até o Guincho. Ufa... valeu.
filipe.gil@dn.pt