500 contos de fadas do séc XIX descobertos na Alemanha
Os textos fazem parte de um acervo de contos de fadas, mitos e lendas reunidos no século XIX por Franz Xaver von Schonwerth em Oberpfalz, na mesma altura em que os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm andavam também a recolher contos populares.
De acordo com o jornal, von Schonwerth dedicou a vida a reunir histórias populares e locais, transmitidas habitualmente por narração oral, e o trabalho de recolha terá sido elogiado pelos próprios Grimm.
Em Oberpfalz, ao estudarem os três volumes de recolhas deixados por von Schonwerth, publicados entre 1857 e 1859, uma investigadora apercebeu-se da existência de 500 contos de fadas que não apareciam noutras compilações do género na Europa.
Além de inéditos, existem ainda versões locais de histórias conhecidas, como "Cinderela" e "A filha do moleiro".
Erika Eichenseer, que integra a Sociedade Franz Xaver von Schönwerth e que publicou em 2011 uma seleção de contos daquele investigador, explicou que ele tentou ser fiel às histórias que ouviu, não tentou interpretá-las, romanceá-las ou incutir-lhes um cunho pessoal.
Alguns dos contos de fadas inéditos de von Schönwerth estão já a ser traduzidos para inglês, tendo o Guardian publicado um, intitulado "A princesa nabo" (tradução literal de "The turninp princess".