50 mil pessoas esperadas no Portugal Fashion
O Portugal Fashion inicia hoje a sua 22ª edição, a segunda em Vila Nova de Gaia, cuja câmara, tendo assegurado o evento por três anos, "irá fazer o possível para o manter em definitivo", de acordo como disse ontem à imprensa, o vice-presidente da autarquia, Marco António Costa. Várias novidades serão apresentadas durante os três dias de desfiles, que decorrerão numa tenda montada para o efeito (com melhoramentos de espaço e conforto relativamente à anterior edição, de Outubro passado) na Praça do Eixo Atlântico, junto ao El Corte Inglês.
Nesta edição, em que "é esperada uma assistência de 50 mil pessoas", segundo a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entidade organizadora, o vector comercial é reforçado através de colecções de calçado que ganham um maior protagonismo.
Jovens criadores surgem pela primeira vez no evento, a par de outros bem conhecidos do público português, ao que acresce a novidade de todos (ou em nome próprio ou da marca que representam) terem, até dia 22, peças de colecção para venda no 6º piso do El Corte Inglês, onde está montado um showroom.
Esta é uma parceria inédita com o El Corte Inglés que poderá permitir que criadores e marcas portugueses comecem a comercializar os seus produtos naquela rede de armazéns.
Glow ball (bola brilhante), símbolo de festa e, pela fonética, de globalização, é o tema para estes três dias de Portugal Fashion, iniciativa já com 13 anos. A actividade arranca esta noite, pelas 21.30, com um desfile da marca Hermar (ver agenda na caixa à direita), cuja colecção Outono/Inverno foi desenhada por Sofia de Almeida.
Louis de Gama é a grande novidade deste primeiro dia. Nascido em Angola, mas desde 1992 radicado em Londres, onde tirou o curso de design de moda e apresentou, na London Fashion Week, a primeira colecção, que viria a ser adquirida pela loja Brown Focus.
O estilista tem visto criações suas serem requisitadas para produções realizadas por algumas das mais conceituadas revistas internacionais de moda.
No sábado, Katty Xiomara estreia na passerelle de Gaia a sua nova marca de calçado, que tem o seu nome. Uma colecção que ambiciona "rever a visão futurista dos anos 20, face à actual demanda do revivalismo", explicou a designer.
Luís Buchinho para a Jotex, Ana Baldaque, Miguel Vieira, Storytailors, e Fátima Lopes são outros dos criadores de moda presentes neste evento.