44 chefes do Estado e do Governo nos Jogos Olímpicos de Inverno
No total, no decorrer de toda a prova, entre os dias 07 e 23 de fevereiro, cerca de 60 chefes de Estado e do governo vão deslocar-se a Sochi, adiantou o porta-voz do Presidente Vladimir Putin, citado pelos jornais russos.
Dmitri Peskov não desvendou qualquer nome dos altos dignitários esperados na cidade de acolhimento dos Jogos de inverno, que se situa entre as margens do Mar do Norte e as montanhas do Cáucaso russo.
O comité organizador da prova recordou que não está entre as suas competências indicar a lista aos líderes políticos dos diferentes países que vão assistir à cerimónia de abertura no final da tarde de sexta-feira.
Entre as personalidades esperadas figura o Presidente chinês, Xi Jinping, cuja presença já foi confirmada por Pequim.
Pelo contrário, nem o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nem qualquer membro do seu gabinete, se deslocarão a Sochi, segundo avançou a Casa Branca, tal como os chefes de Estado francês, François Hollande, e alemão, Joachim Gauck.
Alguns analistas estão a interpretar as ausências de alguns altos dignitários como uma forma de protesto contra as violações dos direitos humanos na Rússia, denunciadas periodicamente pelas Organizações Não Governamentais (ONG).