13 menores entregues para casar em acordo entre tribos

Uma disputa entre duas tribos do Paquistão levou a que 13 crianças, entre os quatro e os 16 anos, do mesmo clã, fossem entregues para se casar com homens de outra família.
Publicado a
Atualizado a

Segundo o jornal espanhol 'El Mundo', foi convocada uma assembleia tribal, chamada 'yirga', para resolver a disputa entre as duas tribos, por causa de um assassinato.

A assembleia declarou uma compensação monetária, assim como a oferta das 13 menores. Esta tradição é conhecida como 'vani' e é a maneira mais comum de resolver conflitos entre as tribos paquistanesas.

O caso ocorreu numa área rural perto da localidade de Dera Bugti, na conturbada província de Baluchistão, adiantou o 'El Mundo'.

Em declarações ao paquistanês 'Daily Express Tribune', uma fonte oficial e um líder tribal local afirmaram que a 'yirga' foi presidida por Tariq Masuri, um deputado de Baluchistão e membro de um dos clãs em conflito. No entanto, Masuri negou a sua participação, em declarações ao jornal local paquistanês 'Dawn', adianta o 'El Mundo'.

O Supremo tribunal do Paquistão declarou que este tipo de sentenças ilegais, embora continue a ser comum o uso de mulheres, principiante menores, como compensação em disputas entre famílias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt