111 detidos e 132 feridos na festa da vitória do Barça

As celebrações da vitória do Barcelona na Liga dos Campeões saldaram-se com 111 detidos e 132 feridos, segundo um balanço das autoridades catalãs, com incidentes fora da Praça da Catalunha onde os manifestantes viveram uma madrugada tranquila.
Publicado a
Atualizado a

O Sistema de Emergências Médicas (SEM) confirma que 132 pessoas receberam cuidados médicos, das quais 28 tiveram que ser transferidas para hospitais. Entre os feridos há 44 agentes policiais.

Os Mossos d'Esquadra (a polícia autonómica catalã) detiveram 84 pessoas e a Guarda Urbana deteve 27 outros.

Os detidos são acusados de actos de desordem pública, lançamento de objectos, danos a mobiliário urbano e atentados contra agentes de autoridade.

A onda de violência ocorreu em vários pontos do centro de Barcelona mas não se alastrou à Praça da Catalunha, onde permaneceram centenas de manifestantes do movimento 15 de Maio.

Na sexta-feira as autoridades policiais realizaram várias cargas sobre os manifestantes, causando 121 feridos, numa operação de desmantelamento do acampamento de protesto ali instalado.

As autoridades explicaram que o acampamento, onde não tinha havido qualquer incidente, tinha que ser limpo como medida preventiva para evitar potenciais problemas de segurança durante as celebrações da vitória do Barcelona.

Depois das cargas policiais os manifestantes regressaram, ainda em maior número, à praça, deliberando em assembleia no sábado que ficariam no local independentemente da vitória ou não do Barcelona.

Os manifestantes viveram uma noite de total tranquilidade enquanto em zonas próximas se verificavam repetidas cargas policiais contra elementos radicais que saíram às ruas durante as celebrações da vitória na Liga dos Campeões cuja final decorreu em Londres.

Dezenas de milhares de catalães festejaram na rua a vitória do Barcelona por 3-1 sobre o Manchester United.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt