Santana causa "nervoso miudinho" no PSD e CDS
Marques Mendes garantiu, no seu habitual comentário na SIC, que PSD e CDS escondem o quanto o novo partido de Pedro Santana Lopes os está a incomodar, porque temem a divisão do seu espaço eleitoral. Ao invés, sublinhou, o PS está satisfeito. "Diria que nunca o PS esteve tão em sintonia com Santana Lopes como agora", afirmou.
O antigo líder do PSD elogiou o nome escolhido por Santana para a nova formação política - Aliança -, que considerou "apelativo". Mas em termos de princípios e ideias orientadoras "é tudo mais do mesmo".
O facto de Santana Lopes ser um "engulho sério" para o PSD contribuiu, a par da divisão interna, para que a rentrée de Rui Rio seja a mais difícil de todas. "Rui Rio tem aqui, talvez, a última grande oportunidade de mobilizar o partido e marcar a agenda política".
O líder do PSD, disse Mendes, tem de fazer um discurso diferente. Se estivesse no lugar de Rui Rio, o antigo líder social-democrata elegia quatro áreas prioritárias: economia, demografia, política fiscal e saúde.