FC Porto já conhece possíveis adversário dos quartos de final da Champions
Bayern Munique, Manchester City, Paris Saint-Germain, Liverpool, Real Madrid, Chelsea e Borussia Dortmund são os possíveis adversários do FC Porto no sorteio dos quartos de final da Liga dos Campeões em futebol, marcado para sexta-feira, em Nyon.
Os campeões nacionais em título, que foram a equipa sensação dos oitavos de final, ao deixarem pelo caminho a Juventus e Cristiano Ronaldo, não têm muito por onde escolher, como era previsível em fase tão adiantada da competição.
Em 2003-04, há 17 anos, quando conquistou o seu segundo cetro europeu, o FC Porto defrontou nas últimas três etapas o Lyon, Deportivo e Mónaco.
Ainda assim, e sabendo-se já de antemão que sairá em sorte aos comandados de Sérgio Conceição um adversário muito complicado, há uns mais do que outros, sendo que, pelo que têm jogado, o Bayern Munique e o Manchester City parecem inacessíveis. Seja como for, Pinto da Costa disse na terça-feira que o FC Porto pode ir à final e ganhar.
O FC Porto soma 11 eliminações em 11 eliminatórias a duas mãos com o conjunto dos sete possíveis adversários nos quartos de final da Liga dos Campeões em futebol. Os dragões conseguiram bater por 2-1 o Bayern Munique na final da Taça dos Campeões de 1986-87, mas, em dois jogos, caíram três vezes face aos bávaros e ao Liverpool, duas com o Real Madrid e uma com Chelsea, Manchester City e Borussia Dortmund.
O Paris Saint-Germain é a única equipa que o FC Porto nunca encontrou numa mata mata, registando-se quatro duelos na fase de grupos da Champions, com dois triunfos parisienses, contra um dos portistas, que também perdem nos golos (2-4).
As equipas que mais vezes afastaram os dragões foram o Liverpool e o Bayern Munique, que já se vingou três vezes do desaire de Viena, selado com golos do argelino Madjer e do brasileiro Juary, a arma secreta de Artur Jorge.
Depois desse embate, os alemães afastaram os portuenses três vezes nos quartos de final da principal prova europeia de clubes - nos quais se podem reencontrar -, em 1990-91, 1999-00 e 2014-15, nesta última com um 6-1 em casa, após um 1-3 no Dragão.
No total, o FC Porto contabiliza duas vitórias, dois empates e três derrotas, com 9-14 em golos.
Detentores do título, os bávaros vão numa série de 19 jogos sem perder (18 vitórias e um empate) na Champions, que inclui, por exemplo, um 8-2 ao FC Barcelona, na época passada, e um 4-0 ao Atlético de Madrid, na fase de grupos da presente edição.
O onze de Hans-Dieter Flick afigura-se como um dos principais candidatos a conquistar o troféu e a entrar na história da prova como a segunda equipa na era Champions (desde 1992-93) a revalidar o título, depois do Real Madrid (2015-18).
A par dos bávaros, que procuram também igualar os sete títulos do AC Milan no segundo lugar do ranking da principal prova europeia de clubes, surge o Manchester City, de Pep Guardiola, que o FC Porto já encontrou na fase de grupos.
Os líderes destacados da Premier League, que contam no onze base com Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva, bateram em casa o FC Porto por 3-1, e, depois, não sofreram mais nenhum golo nos sete jogos seguintes, incluindo no Dragão (0-0).
A Champions é a obsessão dos citizens, que só chegaram uma vez às meias-finais (2015-16), e também de Guardiola, vencedor de dois troféus (2008-09 e 2010-11), mas no início da carreira, quando orientou o FC Barcelona, de Lionel Messi.
No patamar seguinte, surgem o vice-campeão em título Paris Saint-Germain, de Danilo Pereira, e o campeão de 2018-19 Liverpool, de Diogo Jota, que estão a efetuar épocas muito irregulares a nível interno, muito por culpa das lesões.
Os franceses, que já afastarem o FC Barcelona e Lionel Messi, têm jogado inúmeras vezes sem o brasileiro Neymar, enquanto os ingleses perderam logo a abrir a época a grande referência defensiva, o central holandês Virgil van Dijk, aos quais se seguiram Joe Gomez, Matip e Henderson.
Ainda assim, o PSG, de Maurício Pochettino, que levou o Tottenham à final em 2018-19, tem uma equipa de grande qualidade, liderada pelo explosivo Kylian Mbappé, autor de quatro tentos face ao Barça. O título europeu também é obsessão em Paris.
Por seu lado, o Liverpool, de Jürgen Klopp, continua a ter um ataque temível, com Salah e Mané, mais Firmino ou Jota, e, com a Premier League perdida, vai, certamente, apostar tudo em arrebatar a orelhuda pela sétima vez.
Igualmente sofrível no campeonato interno, o Real Madrid é o monstro dos quartos, pois se o seu futebol não convence, a verdade é que se faz acompanhar de um historial ímpar: 13 vitórias na Champions, incluindo quatro nos últimos sete anos.
Os merengues já não têm Cristiano Ronaldo, mas continuam a ter Benzema, Sergio Ramos, Kroos, Modric, Casemiro, Varane ou Courtois, que, comandados pelo francês Zinédine Zidane, não podem ser afastados do lote dos favoritos.
Por seu lado, o Borussia Dortmund, campeão europeu em 1996-97, e o Chelsea, vencedor da prova em 2011-12, surgem como outsiders, e, não sendo favoritos, parecem ter potencial para poder afastar qualquer adversário.
O jovem avançado norueguês Erling Haaland é a grande arma dos germânicos, um jogador que, aos 20 anos, ostenta números irreais na Liga dos Campeões: em 14 jogos, soma 20 golos - Messi precisou de 40 encontros e Ronaldo de 58.
Por seu lado, o Chelsea vale mais pelo coletivo, num misto de jogadores jovens e experientes, sendo que não sabe o que é perder (nove vitórias e quatro empates) desde a chegada do treinador Thomas Tuchel, que na época passada conduziu o PSG à final.
O sorteio dos quartos de final - e também das meias-finais - da Liga dos Campeões em futebol realiza-se na sexta-feira, pelas 12.00 locais (11.00 em Lisboa), e não contempla cabeças de série ou qualquer outro tipo de restrição.
Os quartos de final serão jogados em 6 e 7 de abril (primeira mão) e 13 e 14 (segunda), com os apurados a seguir para as meias-finais, em 27 e 28 de abril (primeira) e 4 e 5 de maio (segunda). A final está agendada para 29 de maio, em Istambul.