'Livro' com pré-lançamento inédito
Na presença e companhia de José Luís Peixoto, cinco leitores vão testemunhar a produção dos primeiros exemplares de 'Livro' e, à boca da última máquina, que encaderna e apara os livros, vão receber das mãos do autor os primeiros livros publicados.
'Achámos que os leitores do José Luís Peixoto, pela sua dedicação e acompanhamento da obra, mereciam uma iniciativa destas', disse hoje à Lusa Margarida Ferra, responsável pela comunicação da Quetzal, editora dos livros do autor de 'Nenhum Olhar' e 'Cemitério de Pianos'.
A ideia, segundo Margarida Ferra, nasceu na sequência de uma sessão de autógrafos do escritor, premiado em 2001 com o Prémio Literário José Saramago: 'O José Luís esteve a assinar livros antigos, aquando da reedição destes pela Quetzal, e para nós foi uma surpresa ver que as pessoas esperavam duas horas para falar com ele'.
'Não havia livro nenhum nas estantes', realçou, confessando que os responsáveis da editora ficaram 'muito impressionados' com a dimensão da popularidade do autor junto dos seus leitores, explicado pela 'relação imediata' que José Luís Peixoto estabelece.
Quatro dos leitores foram seleccionados através de um passatempo a decorrer na página oficial da Quetzal no Facebook, o outro é um cliente da Wook, escolhido pela livraria.
Os leitores escolhidos pela editora tinham apenas de partilhar o booktrailer do livro publicado na página e usarem para ilustrar o post uma frase retirada de um qualquer livro anterior do autor.
'O José Luís Peixoto colaborou no processo, mas a selecção foi da responsabilidade da editora', revelou Margarida Ferra, explicando que o critério de escolha das quatro melhores frases se prendeu com a relação estabelecida entre estas, o vídeo e o conjunto da obra do escritor.
Para a responsável pela comunicação da Quetzal, o passatempo serviu também para demonstrar 'a unidade da obra de José Luís Peixoto'.
O fabrico do 'Livro' chega ao fim esta terça feira, no Bloco Gráfico, a gráfica do Grupo Porto Editora, na Maia.