'Black Watch' é o vencedor dos Prémios Laurence Olivier

O espectáculo <i>Black Watch</i>, de Gregory Burke, que aborda as experiências de um regimento do exército escocês no Iraque, conquistou quatro prémios nos Prémios Laurence Olivier, incluindo o de melhor peça, melhor director, coreografia e som.
Publicado a
Atualizado a

O espectáculo do Teatro Nacional da Escócia já fez uma digressão mundial depois de se ter estreado em Edimburgo no Fringe Festival em 2006 e de ter chegado a Londres durante o ano passado.

Outros grandes vencedores na cerimónia realizada em Grosvenor House, Londres, foram o Donmar Warehouse e a Royal Shakespeare Company, ambos com quatro galardões.

Mas foram todos os envolvidos em Black Watch, uma peça baseada em entrevistas com soldados que estiveram em serviço no Iraque, aqueles que tiveram mais razões para sorrir.

A peça Black Watch recebeu cinco nomeações, falhando apenas o prémio de melhor desempenho da companhia, que foi para a Royal Shakespeare Company, pelo seu ciclo de histórias de Shakespeare, dirigido por Michael Boyd e encenado no Roundhouse no norte de Londres.

A Royal Shakespeare Company conquistou ainda prémios na categoria de melhor readaptação e melhor guarda-roupa.

O Donmar Warehouse, sob a batuta de Michael Grandage, também teve um bom ano conquistando os Prémios Laurence Olivier para melhor actor e melhor actriz, que foram entregues a Derek Jacobi (em Twelfth Night at the Wyndhams) e Margaret Tyzack, de 77 anos (em The Chalk Garden).

A actriz Elena Roger, que interpreta o papel de Edith Piaf no musical com o mesmo nome ganhou o Prémio Laurence Olivier de Melhor Actriz de Teatro Musical, um galardão em que a portuguesa Sofia Escobar estava nomeada.

Sofia Escobar, que actualmente interpreta o papel de Maria no espectáculo "West Side Story", foi a primeira portuguesa a ser nomeada para o lote de cinco finalistas desta importante distinção.

Competiam ainda para o mesmo galardão Kathryn Evans (Sunset Boulevard), Ruthie Henshall (Marguerite) e Emma Williams (Zorro).

Na lista de anteriores vencedoras deste prémio estão, entre outros nomes, a cantora alemã Ute Lemper, em 1998, e as actrizes britânicas Judi Dench e Imelda Staunton, em 1996 e 1991, respectivamente.

Por seu lado, Patrick Stewart, que desempenhou o papel de Claudius em Hamlet, conquistou o prémio de melhor actor secundário.

Um dos mais famosos actores britânicos, Stewart é conhecido do público em geral pela participação na série de televisão "Star Trek: The Next Generation", que durou entre 1987 e 1994.

Num ano com poucos prémios para os musicais, o La Cage aux Folles conseguiu dois galardões, um resultado que ficou aquém do esperado depois de sete nomeações.

La Cage aux Folles conquistou o prémio de melhor musical readaptado e Douglas Hodge foi premiado como melhor actor num musical, pela sua interpretação como "drag queen".

The Jersey Boys, a história de Frankie Valli and The Four Seasons, conquistou o prémio de melhor musical numa lista com apenas dois nomeados, sendo que o outro era Zorro.

A estreante norte-americana Lesli Margherita ganhou o prémio de Melhor Desempenho num Papel Secundário em Teatro Musical pelo seu trabalho em "Zorro".

O júri, que incluiu quatro membros do público e cinco profissionais do teatro, que tomam as decisões finais, decidiu atribuir a God of Carnag, de Yasmina Reza, o prémio de melhor comédia.

Nas categorias da ópera, a English National Opera venceu a melhor produção nova por Handel´s Partenope.

Sadler's Wells recebeu os dois premiados nas categorias de dança: a companhia de Pina Bausch ganhou o prémio de melhor produção com o Café Muller/The Rite of Spring, enquanto o The Royal Ballet of Flanders foi premiado pela realização em Impressing the Czar.

Alan Ayckbourn recebeu o prémio especial da noite.

Os Prémios Laurence Olivier foram criados em 1976 com o nome Prémios da Sociedade do Teatro do West End, tendo adoptado o nome do actor inglês em 1984.

O prémio é uma estatueta em bronze de 1,6 kilogramas do escultor Harry Franchetti que representa Olivier enquanto desempenhava o papel de Henry V em 1937, então com 30 anos

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt