Ponte nos EUA desaba após navio embater na estrutura. 20 pessoas terão caído à água
A ponte Francis Scott Key, na cidade norte-americana de Baltimore, desabou depois de um navio ter colidido contra a estrutura, informou a Autoridade de Transportes de Maryland (MTA, na sigla em inglês, na madrugada desta terça-feira. Pelo menos sete pessoas estão a ser procuradas depois de terem caído à água.
Responsável pelos bombeiros locais admite, no entanto, que possam estar até 20 pessoas na água após colapso da ponte. “Entendemos que até 20 pessoas podem estar no rio Patapsco neste momento, bem como vários veículos”, disse à CNN Kevin Cartwright, dos bombeiros de Baltimore, acrescentando que as autoridades estavam a lidar com um incidente a envolver várias vítimas.
Duas pessoas foram entretato resgatadas. Uma não tinha ferimentos, mas a outra foi levada para o hospital em situação considerada grave.
Cerca da 01:30 (05:30 em Lisboa), uma grande embarcação embateu na ponte, situada na cidade de Baltimore, no leste dos Estados Unidos, incendiou-se antes de se afundar, levando vários veículos que circulavam na ponte a cair na água, de acordo com um vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter).
A empresa que opera o navio com bandeira de Singapura informou que ninguém ficou ferido entre os integrantes da tripulação.
"Todos os membros da tripulação, incluindo os dois pilotos, foram localizados e nenhum ferido foi registado", afirma a Synergy Marine Group num comunicado divulgado no seu site.
As autoridades descartam a possibilidade do embate na ponte ter sido terrorismo.
"I-695 Key Bridge colapsou devido à colisão com um navio", publicou a MTA na rede social X, referindo-se à autoestrada interestadual. A autoridade pediu aos condutores que evitassem a estrada sobre o rio Patapsco, referindo que a ocorrência mantém-se "ativa".
Anteriormente, a MTA tinha informado que as faixas da autoestrada interestadual, nos dois sentidos, estavam fechadas devido a um "incidente" na ponte e que o tráfego estava a ser redirecionado.
Um porta-voz da polícia do Departamento de Polícia de Baltimore disse à NBC News que havia pessoas possivelmente no rio.
"Posso confirmar que à 01:35 (05:30 em Lisboa), a polícia da cidade de Baltimore foi notificada de um colapso parcial da ponte, com trabalhadores possivelmente na água, na ponte Francis Scott Key", disse o detetive Niki Fennoy num comunicado.
O site de monitorização de navios MarineTraffic mostrou que um navio porta-contentores com bandeira de Singapura, chamado Dali, parou debaixo da ponte na terça-feira.
O presidente da Câmara de Baltimore, Brandon Scoot, e o executivo do condado de Baltimore, Johnny Olszewski Jr., disseram estar a par do incidente e que estavam a decorrer esforços de salvamento.
"Por favor, rezem pelas pessoas afetadas", publicou Olszewski no X
As equipas de emergência estavam a procurar pelo menos sete pessoas que se acredita terem caído na água, disse o diretor de comunicações do Departamento de Bombeiros de Baltimore, Kevin Cartwright, à Associated Press.
As agências de socorro receberam o alerta pela 01:30 locais, relatando que uma embarcação que saía de Baltimore tinha atingido uma coluna da ponte, causando o desmoronamento. Na altura, estavam vários veículos na ponte, incluindo um do tamanho de um trator-reboque.
"O nosso objetivo neste momento é tentar resgatar e recuperar estas pessoas", disse Cartwright, acrescentando ser muito cedo para saber quantas pessoas foram afetadas.
O acidente foi classificado como um "evento de vítimas em massa em desenvolvimento".
Cartwright disse que parecia haver "alguma carga ou retentores pendurados na ponte", criando condições inseguras e instáveis, e que as equipes de emergência estão a operar com prudência.
"Esta é uma emergência terrível", afirmou.
A ponte Francis Scott Key foi inaugurada em 1977.
Com Lusa