E que tal uma explicação, sr. ministro?

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A Educação é um dos setores mais difíceis de gerir na sociedade. As decisões dos governantes têm impacto na evolução dos nossos jovens começando no Pré-Escolar - que até há uns anos não muito distantes nem era considerado pelos Executivos - até ao Ensino Superior.

Neste ministério decide-se se há exames em determinados ciclos, se essas provas contam para a nota final do aluno - a doutrina tem vindo a mudar de acordo com a ala política no poder -, o investimento ou falta dele nas escolas públicas, as constantes faltas de professores, seja por não existirem suficientes com formação para lecionarem algumas disciplinas, seja por estarem de baixa, até à forma como se gere a progressão na carreira de professor, com uns congelamentos da mesma pelo meio.

Todos estes temas têm sido debatidos ao longo dos anos e, até agora, o país ainda não conseguiu chegar a um consenso de como deve evoluir a Educação escolar, apesar de alguns pontos positivos para as famílias como os manuais gratuitos - sendo que, até aqui, o facto de não abranger as escolas privadas também foi motivo de debate político.

E em todos estes pontos os ministros da Educação foram sendo chamados a explicar decisões ou, pelo menos, a mostrar estarem atentos ao que se dizia e a tentarem justificar o seu ponto de vista e qual o objetivo das suas medidas. Com as quais podemos concordar ou não e, em algumas, até só basta falar com professores e educadores para se perceber que a realidade é bem diferente da teoria.

Chegamos, assim, ao que parece ser uma falta de diálogo entre Ministério da Educação e professores/diretores. Pelo menos, de acordo com notícias centradas nos exames do 9.º ano de escolaridade que, este ano, deverão ser feitos em ambiente digital.

Desde o início do ano letivo, em setembro, um dos temas praticamente sempre em cima da mesa tem sido a utilização dos computadores nas escolas. Lemos e ouvimos várias situações: falta de computadores, falta de técnicos para os reparar, escolas sem wi-fi  fidedigno para se poderem ter inúmeros portáteis ligados ao mesmo tempo e outras mesmo sem wi-fi. A estes pequenos  problemas junte-se o facto de nem todos os alunos terem computador, o que cria de imediato um problema de igualdade no acesso às matérias e provas.

Os alertas foram sendo feitos e esta semana o Diário de Notícias publicou um trabalho onde Filinto Lima (presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), Arlindo Ferreira (diretor do Agrupamento de Escolas Cego do Maio) e Sandra Nobre, (Associação de Professores de Matemática) voltavam a lembrar as dificuldades que os alunos do 9.º ano vão enfrentar para fazer os seus exames em ambiente digital e pediam para se estudar a possibilidade de adiar essa decisão.
É certo que esses exames estão marcados a partir de 12 de junho (o primeiro será de Matemática), portanto ainda falta algum tempo, mas também é verdade que até ao momento o ministro João Costa não se pronunciou sobre o tema. Nem mesmo depois de os professores de Informática terem marcado uma greve a partir de 8 de abril para evitarem ser eles a irem reparar, segundo garante a sua associação, as centenas de computadores que estarão avariados pelos agrupamentos escolares fora.
Fosse para manter os exames digitais - será bom não esquecer que os do 9.º ano contam para a nota final do aluno que termina o Ensino Básico -, fosse para reconhecer que o problema poderia ter outra solução, o governante já deveria ter vindo a público falar sobre o assunto.

O caso pode parecer ao ministro, a cumprir os últimos dias na pasta - pois será substituído a partir de dia 2 de abril -, apenas uma “tempestade num copo de água”, mas quando se ouve um professor de Matemática dizer que os alunos nem sabem como fazer os carateres especiais da disciplina no computador , talvez seja o momento de parar e perceber o que de facto se passa.

Ou não?

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