Blinken apareceu de surpresa num bar em Kiev e tocou guitarra
BRENDAN SMIALOWSKI / POOL / AFP

Blinken apareceu de surpresa num bar em Kiev e tocou guitarra

Secretário de Estado norte-americano pegou na guitarra e participou numa atuação a apelar a uma Ucrânia livre.
Publicado a
Atualizado a

O secretário de Estado norte-americano protagonizou um momento mais descontraído durante a sua visita a Kiev, ao aparecer de surpresa num bar e surgir em palco com uma banda local para atuar "Rocking in the Free World", de Neil Young.

Antony Blinken pegou na guitarra e participou numa atuação a apelar a uma Ucrânia livre.

Segundo o The New York Times, o momento estava previamente planeado. 

A Rússia lançou na sexta-feira uma ofensiva surpresa junto a Kharkiv, a segunda cidade da Ucrânia, no nordeste do país, conseguindo assumiu o controlo de cinco aldeias na região de Kharkiv, e de outra em Donetsk.

"É claro que eles [os russos] estão a apostar tudo o que têm no leste, e a extensão dos combates em Kharkiv representa esta estratégia que consiste em atirar tudo o que têm contra os ucranianos", disse Blinken.

"Mas estamos confiantes de que os ucranianos terão cada vez mais sucesso em repelir os russos à medida que a ajuda dos Estados Unidos e de outros aliados e parceiros chegar até eles", acrescentou o dirigente.

A visita surpresa de Blinken ocorre poucas semanas depois de o parlamento norte-americano ter aprovado um pacote de apoio militar no valor de 61 mil milhões de dólares (56,6 mil milhões de euros) para a Ucrânia, após meses de impasse.

Desde então, os Estados Unidos enviaram para a Ucrânia ajuda militar no valor de cerca de 1,4 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros), principalmente sistemas antiaéreos e munições para artilharia, alguns dos quais já estão na linha da frente, disse o dirigente.

Blinken pretende, em particular, "detalhar como a nossa ajuda será implementada de forma a fortalecer as suas defesas e permitir-lhes recuperar a iniciativa" no campo de batalha, acrescentou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt