Presidente do INEM demite-se uma semana após ser nomeado pelo Governo
Uma semana depois de ter sido nomeado pelo Governo para ser o novo presidente do INEM, Vítor Almeida demitiu-se, segundo a notícia avançada esta sexta-feira pelo JN.
A 3 de julho, o Ministério da Saúde nomeou Vítor Almeida para presidir ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), substituindo Luís Meira que se demitido do cargo que ocupava desde 2016.
Depois de assumir o cargo, o médico terá imposto condições que não foram aceites pela tutela. Os helicópteros de emergência estarão na origem das divergências, de acordo com o jornal.
Entretanto, o Ministério da Saúde nomeou Sérgio Dias Janeiro para a presidência do INEM em regime de substituição por 60 dias, por vacatura do cargo.
Aliás, a demissão de Luís Meira aconteceu após a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, ter criticado a gestão do INEM, nomeadamente a forma como geriu a aquisição de helicópteros para a emergência aérea, que foi feita por ajuste direto e não através de concurso público internacional.
Em comunicado enviado às redações no dia 3 de julho, o Ministério da Saúde oficializou a nomeação de Vítor Almeida para presidente do INEM. O governo referiu que o médico anestesista foi nomeado em regime de substituição por 60 dias, tendo sido aberto concurso junto da Cresap.
O ministério lembrou, no entanto, que Vítor Almeida já tinha sido "avaliado positivamente e pré-selecionado pela CReSAP, para o mesmo cargo, em concursos anteriores, por vacatura do cargo”.