José Castelo Branco detido por violência doméstica
A GNR deteve esta terça-feira José Castelo Branco, na sequência de um mandado emitido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra. A detenção acontece após a abertura de uma investigação pelo Ministério Público (MP) por alegados crimes de violência doméstica contra a mulher Betty Grafstein.
A informação está a ser avançada pela CNN Portugal. José Castelo Branco vai agora ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
Na sexta-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou que o MP investiga José Castelo Branco após denúncia de alegada violência doméstica com Grafstein.
A norte-americana, de 95 anos, está internada no hospital Cuf Cascais desde o dia 20 de abril devido a uma queda, e, segundo a queixa a que o jornal Expresso teve acesso, Grafstein terá relatado a "vários profissionais de saúde" que foi empurrada por José Castelo Branco, dando ainda conta que o "comportamento abusivo - físico e psicológico" do marido é "recorrente".
O jornal noticiou que a denúncia deste crime público foi enviada ao MP por profissionais médicos da referida unidade hospitalar.
Castelo-Branco já tinha publicado nas redes sociais notícias do internamento da mulher e inclusive uma fotografia da própria, agradecendo as orações e dizendo que estava a melhorar.
José Castelo-Branco desmentiu, entretanto, qualquer agressão e disse que as denúncias de violência doméstica contra a mulher, com quem está casado há quase 30 anos, "são ridículas".