Saiba que artérias de Lisboa vão estar cortadas durante os Santos Populares

Saiba que artérias de Lisboa vão estar cortadas durante os Santos Populares

Os Casamentos de Santo António, as marchas na Avenida da Liberdade e os arraiais marcam na quarta-feira o principal dia das festas da cidade, que celebra o feriado municipal na quinta-feira.
Publicado a
Atualizado a

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP divulgou esta terça-feira as artérias que vão estar cortadas ou condicionadas durante os festejos dos Santos Populares.

Na noite de Santo António, de 12 para 13 de junho, o trânsito terá restrições a partir das 18:00 desta quarta-feira, nomeadamente o corte do Marquês de Pombal – Avenida António Augusto de Aguiar – Avenida Fontes Pereira de Melo e Rua Braamcamp, ficando assegurada a circulação para transportes públicos (lateral norte interna e externa entre a Avenida Fontes Pereira de Melo e a Rua Joaquim António de Aguiar). Serão isoladas totalmente a Rua Braamcamp e da Rua Duque de Palmela e encerrado na totalidade o tráfego na Avenida da Liberdade, entre o Marquês de Pombal e os Restauradores, bem como os atravessamentos da central da Avenida da Liberdade (incluindo a Rua Alexandre Herculano). Também será cortado o trânsito na rotunda exterior a partir do acesso da Rua Joaquim António Aguiar até à Avenida da Liberdade e encerrado o acesso ao Rossio.

Paralelamente, serão aplicados condicionamentos à circulação automóvel, de forma sequencial, a partir das 18:00 de dia 12 e até às 8:00 de dia 13 entre a Avenida Mouzinho de Albuquerque e a Avenida da Ribeira das Naus; Rua de Santa Apolónia, Rua do Mirante; Rua do Vale de Santo António; Largo Doutor Bernardino António Gomes (Pai); Campo de Santa Clara; Rua da Sr.ª da Glória; Rua da Verónica; Largo da Graça; Rua da Graça; Rua Angelina Vital; Rua de Sapadores; Rua Damasceno Monteiro; Rua do Paraíso; Rua dos Remédios; Rua do Jardim do Tabaco; Largo do Chafariz de Dentro; Rua Terreiro do Trigo; Largo Terreiro do Trigo; Rua Cais de Santarém; Rua dos Arameiros; Largo da Madalena (em direção à Sé); Rua dos Douradores; Largo Adelino Amaro da Costa (em direção à Sé e à Mouraria); Praça da Figueira; Praça do Martim Moniz (em direção à Praça da Figueira e à Rua dos Cavaleiros); Calçada de Santo André; Praça D. Pedro IV; Calçada do Carmo; Avenida Ribeira das Naus; Rua do Arsenal; Rua da Cintura do Porto de Lisboa (entre o Cais do Sodré e o Cais do Gás); Rua do Alecrim; Rua D. Pedro V (em direção ao Jardim São Pedro de Alcântara); Largo de S. Mamede (em direção á Praça do Príncipe Real); Praça Luís de Camões (em direção ao Bairro Alto); Calçada do Combro (em direção ao Bairro Alto); Av. 24 de Julho (em direção ao Cais do Sodré a partir do entroncamento com a Av. Infante Santo); e Rua de São Paulo (em direção ao Cais do Sodré).

Já entre as 12:00 e as 20:00, em virtude da realização dos casamentos de Santo António, serão condicionadas, à medida que as cerimónias e as deslocações vão ocorrendo, as seguintes artérias: Largo da Sé; Largo da Madalena; Cruzes da Sé; Rua São João da Praça; Rua do Barão; Rua Augusto Rosa; Rua da Saudade; Largo de São Martinho; Largo de Santa Luzia; Rua de Santiago; Rua do Limoeiro; Rua de São Tomé; Travessa do Açougue; Rua das Escolas Gerais; Rua de São Mamede ao Caldas; Calçado do Correio velho; Rua da Conceição; Rua dos Fanqueiros; Rua da Prata; Rua de São Julião; Rua do Comércio; Rua do Arsenal; Praça do Município;  Largo do Corpo Santo.

A circulação de transportes públicos será fortemente condicionada, mas a PSP promete facilitar a sua circulação, aconselhando mesmo o recurso aos mesmos para a deslocação para os locais onde existam festividades.

Estacionamento gratuito em 8 parques da EMEL

O estacionamento em oito parques da EMEL, em Lisboa, com mais 1.900 lugares, vai ser gratuito na noite de quarta-feira, para facilitar a deslocação para os Santos Populares, anunciou esta terça-feira a empresa.

Em comunicado, a EMEL - Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa indica que será possível "estacionar gratuitamente, entre as 18:00 de dia 12 [quarta-feira] e as 06:00 de dia 13 de junho [quinta-feira], em mais de 1.900 lugares, como forma de facilitar a deslocação para os 'Santos'".

De acordo com a EMEL, podem ser utilizados gratuitamente os parques do Colégio Militar, Estrada da Luz, Areeiro, Universidade, Campo Grande, Ameixoeira, Avenida de Pádua e HUB Criativo do Beato.

Os parques disponíveis encontram-se na proximidade de interfaces de transportes e, para assegurar a gratuitidade, os utilizadores necessitam apenas de validar no ponto de pagamento o talão que retiram da máquina na entrada do parque.

Os Casamentos de Santo António e o desfile de 24 marchas na Avenida da Liberdade marcam na quarta-feira o principal dia das festas da cidade, que celebra o feriado municipal na quinta-feira.

A festa começa com os tradicionais casamentos, uma celebração única, que este ano junta 15 casais: cinco numa cerimónia civil, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 11:30, e 10 na cerimónia religiosa, na Sé de Lisboa, a partir as 14:00.

Já à noite, quando dezenas de arraiais estiverem a animar os bairros da cidade, a Avenida da Liberdade volta a encher-se com o desfile tradicional das Marchas de Lisboa, este ano com o rio Tejo como tema central.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt