Em Portugal há cada vez mais população residente mais idosa e pessoas sem filhos, é o perfil demográfico revelado hoje, no Dia Mundial da População.
Em Portugal há cada vez mais população residente mais idosa e pessoas sem filhos, é o perfil demográfico revelado hoje, no Dia Mundial da População.Arquivo / Global Imagens

Um milhão de pessoas vivem sozinhas em Portugal. Mais de 500 mil são idosos

 Imigração está a ajudar o país a melhorar o saldo populacional. Atualmente, os residentes ultrapassaram 10 milhões. Estão a aumentar as famílias monoparentais e unipessoais.
Publicado a
Atualizado a

Mais população residente, mas mais velha e com cada vez maior número de casais sem filhos e famílias monoparentais e unipessoais. E, onde a imigração permite, ter um saldo populacional positivo.

Este é o perfil demográfico de Portugal analisado hoje quando se assinala do Dia Mundial da População. Os dados foram reunidos pela Pordata e, destes, merece destaque o facto de 2023 ter terminado como o quinto ano consecutivo em que o país obteve saldo populacional positivo.

Segundo os dados reunidos pela base de estatísticas da Fundação Francisco Manuel dos Santos, no final do ano passado viviam em Portugal mais 109 mil pessoas que em 2022, ou seja 10 578,2 milhões de residentes.

Deste total, há mais mulheres que homens, sendo que a partir do grupo etário dos 35 aos 39 anos as mulheres estão em maioria. De acordo com a Pordata este valor é mais acentuado quanto maior for a faixa etária: 2 em cada 3 pessoas com mais de 84 anos é mulher.

Outro dado a destacar é que a Grande Lisboa foi a única região com um saldo natural (diferença entre nascimentos e mortes) positivo, de 461 pessoas.

Em Portugal há cada vez mais casais sem filhos - havia mais 50 mil casais nesta situação em dezembro do quem 2022 -, estando a aumentar também o número de famílias monoparentais e de famílias unipessoais, que tiveram um aumento de 22% e 28%, respetivamente.

Outro ponto que merece realce e o facto de a população idosa estar a crescer 2% ao ano, ao ponto de Portugal, a par da Itália, ser o país da União Europeia com maior percentagem de população idosa, e o 2.º da UE com maior índice de envelhecimento e o 4.º do Mundo com maior proporção de cidadãos idosos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt