Premium Fátima: três histórias, muitas peregrinações

Partilham dores e cansaços, alegrias e tristezas, e reagem de forma diferente à chegada ao santuário, o momento mais emotivo para todos eles. Peregrinar é também um ato de fé.

Em cada paragem, Luísa ficava à espera de ver a mãe chegar. "Era sempre das últimas, mas nunca pensei em desistir", diz a jornalista Alberta Marques Fernandes, que se estreou como peregrina há dois anos e nesta semana fez a sua segunda viagem a pé até ao santuário. Francisco Siopa vai na sexta peregrinação. Houve um ano em que o chef do Penha Longa falhou um mês de maio, mas não deixou de ir em outubro, de mochila às costas. Foi um mês chuvoso e a roupa molhada colada ao corpo ou os pés enterrados na lama tornaram a viagem ainda mais dura. "Lembro-me de que houve um ano em que choveu todos os dias", recorda a deputada do CDS Ana Rita Bessa, que já fez "quatro ou cinco" peregrinações a Fátima. Há nove anos que não repete a experiência, mas volta muitas vezes aos diários que escreveu durante as viagens. Tenham sido uma, duas ou até dez as peregrinações, quem fez o caminho mais do que uma vez garante que nenhuma é igual.

A primeira viagem a pé do chefe pasteleiro do Penha Longa Resort foi em 2008, tinha acabado de ser pai pela segunda vez. Foi com um grupo pequeno, não mais de trinta pessoas, o mesmo com o qual fez a maioria das peregrinações seguintes. O percurso de cerca de 120 quilómetros é feito por trilhos de terra batida e demora quatro dias.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Betinho

Betinho: "NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus à seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.