Premium Eu também. O ano do empoderamento das mulheres

O que mudou com o caso Harvey Weinstein? As mulheres sentiram que podiam falar porque iriam acreditar nelas e porque as suas acusações iriam ter consequências. As mulheres perderam o medo. Mas isso chega?

Na semana passada, Kathryn Mayorga, norte-americana de 34 anos, apresentou num tribunal do condado de Clarck, Las Vegas, uma queixa contra o futebolista português Cristiano Ronaldo. Acusa-o de a ter obrigado a uma relação sexual não consensual. Os eventos terão ocorrido em junho de 2009. Ela chegou a fazer uma queixa na polícia mas não revelou o nome do abusador e acabou por assinar um acordo pelo qual se comprometia ao silêncio em troca de 325 mil euros. O que a levou, então, a falar agora?

A reposta é Harvey Weinstein.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Foi Centeno quem fez descer os juros?

Há dias a agência de notação Standard & Poor's (S&P) subiu o rating de Portugal, levando os juros sobre a dívida pública para os níveis mais baixos de sempre. No mesmo dia, o ministro das Finanças realçava o impacto que as melhorias do rating da República têm vindo a ter nas contas públicas nacionais. A reacção rápida de Centeno teve o propósito óbvio de associar a subida do rating e a descida dos juros às opções de finanças públicas do seu governo. Será justo fazê-lo?