Premium "Deus não nos ouve quando estamos menstruadas." Vamos falar sobre o período?

A igualdade de género também passa por dizer em voz alta que as mulheres sangram. Sem vergonha e evitando o sussurro. É isso que fazem uma curta-metragem vencedora de um Óscar e um novo emoji.

"Deus não nos ouve quando estamos menstruadas", diz uma das adolescentes entrevistadas para o documentário Period. End of Sentence, que venceu o Óscar de Curta-Metragem Documental no último domingo (24 de março). A reação da realizadora norte-americana (de origem iraniana) Rayka Zehtabchi ao saber que o filme ganhara uma estatueta dourada é por si só um statement. "Não posso acreditar que um filme sobre menstruação tenha ganhado um Óscar", disse no Kodak Theatre. Já antes tinha brincado, um comentário que deveria ser entendido como ácido, não fosse o momento de festa: "Não choro porque estou com o período" mas sim por estar emocionada.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Líderes europeus

As divisões da Europa 30 anos após o fim da Cortina de Ferro

Angela Merkel reuniu-se com Viktor Orbán, Emmanuel Macron com Vladimir Putin. Nos próximos dias, um e outro receberão Boris Johnson. E Matteo Salvini tenta assalto ao poder, enquanto alimenta a crise do navio da ONG Open Arms, com 107 migrantes a bordo, com a Espanha de Pedro Sánchez. No meio disto tudo prepara-se a cimeira do G7 em Biarritz. E assinala-se os 30 anos do princípio do fim da Cortina de Ferro.