Biden comete gafe e chama Putin a… Zelensky
“Senhoras e senhores, presidente Putin”. O presidente dos Estados Unidos cometeu esta quinta-feira uma gafe de grande relevo, ao chamar Putin a Volodymyr Zelensky, quando se queria dirigir ao presidente da Ucrânia durante a cimeira da NATO.
O erro foi prontamente corrigido por Joe Biden. “Presidente Putin? Vou bater o presidente Putin, presidente Zelensky. Estou tão focado em bater o presidente Putin…”, assumiu o líder da Casa Branca.
O presidente ucraniano não ficou abalado com a gafe e até brincou com a situação, afirmando que é “melhor” do que o homólogo russo. “É muito melhor”, respondeu Biden.
Esta gafe ganha alguma importância num contexto em que tem sido questionada a agilidade mental do presidente dos Estados Unidos e a sua capacidade de realizar um segundo mandato de quatro anos.
O alerta sobre a saúde de Biden, de 81 anos, foi levantado logo após um debate televisivo contra Trump, que muitos analistas e políticos consideraram ter sido muito negativo para o atual inquilino da Casa Branca.
A princípio foi alegado que Biden estava com engripado naquela noite e, depois, o próprio Presidente acrescentou que estava exausto das recentes viagens internacionais e da preparação para aquele debate.
A porta-voz da Casa Branca explicou recentemente à imprensa que nestes três anos de mandato Biden foi avaliado medicamente três vezes por um neurologista e quis deixar claro que não está a fazer tratamento para Parkinson nem a tomar medicamentos para esta doença.