Imagem de Cristo Redentor armado em jornal enfurece igreja e brasileiros

Ilustração foi considerada uma "ofensa para o povo" pela arquidiocese do Rio de Janeiro
Publicado a
Atualizado a

Uma imagem do Cristo Redentor com uma arma numa mão e um saco de dinheiro na outra publicada esta quinta-feira no jornal britânico The Guardian está a enfurecer a igreja católica brasileira. A estátua de Jesus Cristo no topo do monte do Corcovado é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio de Janeiro e do Brasil e a ilustração foi interpretada como uma "ofensa para o povo".

"Ao representar o redentor desta forma, o The Guardian ofende o povo brasileiro", afirmou o arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, Orani Tempesta. "Quem não sabe respeitar o povo brasileiro, nem tão pouco os cristãos, é lamentável. Nós lamentamos muito isso e pedimos que seja respeitada a imagem de Cristo", continuou, segundo o G1.

A imagem é a ilustração principal de uma grande reportagem do The Guardian sobre a corrupção no Brasil com o título "Operação Lava-jato: Será este o maior escândalo de corrupção na história?"

[twitter:870658840563511296]

O padre Omar Raposo, reitor do santuário do Cristo Redentor, lamentou a escolha do jornal e disse que a imagem é desrespeitosa. "O povo brasileiro não pode ser caracterizado por ser um povo violento e um povo que traz a corrupção na sua origem", afirmou.

"Nós somos um povo trabalhador e nós merecemos o nosso respeito, e o respeito que passa também pelo reconhecimento internacional. Estamos procurando uma fase de resiliência e não podemos admitir, de forma alguma, que fiquemos caracterizados mundialmente", continuou Omar Raposo. "Um desrespeito à imagem do Cristo Redentor é um desrespeito ao povo brasileiro".

Nas redes sociais as opiniões dividem-se entre os que condenam o jornal britânico e os que desvalorizam o caso, dizendo que as autoridades brasileiras são as verdadeiras culpadas.

"Acho um completo desrespeito ao nosso Cristo. O Papa poderia se manifestar sobre o assunto. Horrível e de mau gosto!", escreveu um utilizador.

[twitter:870672771373727744]

"Mas o Cristo Redentor não é o Ladrão. É um símbolo cristão e do Brasil", escreveu outro utilizador.

[twitter:870667963048886273]

"Horrível!! "Eles não sabem o que fazem!", comentou outro.

[twitter:870677917071749120]

"Infelizmente isso não é nada perante o que nossos governantes, autoridades até mesmo alguns religiosos fazem com o povo brasileiro!", disse um utilizador.

[twitter:870672784011251712]

"Essa imagem foi a mais sensata possível da situação política", afirmou outro.

[twitter:870672069733662720]

A operação Lava-Jato tornou-se num escândalo de política e corrupção no Brasil de dimensões inéditas. Vários políticos - incluindo pessoas próximas ao atual presidente e aos anteriores - e empresários de sucesso têm sido detidos ao longo desta investigação durante os últimos anos.

Esta semana, Sérgio Moro, o juiz federal brasileiro que está a julgar os casos da Lava Jato, afirmou em Lisboa que a corrupção sistémica no Brasil é "vergonhosa" mas o país está a está a dar "passos sérios e firmes" no combate deste crime.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt