Vinte desenhos de nus da coleção privada de Yves Saint Laurent vão a leilão
Mais de vinte desenhos de nus de Yves Saint Laurent serão apresentados de 21 a 30 de janeiro num leilão de obras de arte e objetos da coleção privada do falecido estilista e do seu sócio Pierre Bergé.
Intitulada "Yves Saint Laurent - Pierre Bergé: uma coleção íntima", a venda dos desenhos de nus terá lugar online, coincidindo com a Semana da Moda Masculina de Paris, anunciou a Sotheby's.
Os desenhos "combinam pormenores anatómicos precisos e poesia lasciva (...) para nos fazer mergulhar no mundo íntimo de Yves Saint Laurent", afirma a casa de leilões num comunicado de imprensa.
"É a primeira vez que um tal conjunto é oferecido em leilão", disse aos jornalistas Florent Jeanniard, vice-presidente da Sotheby's France.
Todos os desenhos foram certificados pelo comité Yves Saint Laurent - Authentification, que foi criado especificamente para verificar a autenticidade das obras gráficas de Yves Saint Laurent, acrescentou Florent Jeanniard.
Para além destes nus, a venda inclui uma seleção de obras de arte adquiridas por Saint Laurent à galeria Kugel, incluindo um medalhão de porcelana do período do Primeiro Império Francês (1810-1815) que representa o perfil de um soldado romano.
Outros destaques da coleção incluem fotografias de Andy Warhol, Helmut Newton, Alice Springs e Martine Barrat. As fotografias englobam retratos Polaroid de Warhol, incluindo um de Pierre Bergé sem camisa.
A coleção, avaliada entre 4.000 e 6.000 euros, também conta com um retrato de Yves Saint Laurent.
Todas as obras de arte estarão expostas durante o leilão nos escritórios parisienses da Sotheby's, em Paris.