Um bolo à medida dos sonhos de cada um

Se alguém lhe oferecer um bolo personalizado, isso é amor ou admiração. Com base nesse conceito, a ChefPanda trouxe para Portugal o conceito de pastelaria personalizável online e transformou-o num negócio em expansão.

Tudo começou com um filho desejoso de agradar à mãe. Aos 24 anos, Ricardo Franco constatou que todas as festas de família de que se lembrava tinham algo em comum: O facto de ter sido sempre a mãe a tratar de tudo, incluindo os bolos de aniversário. Em contrapartida, por muito que tentasse, não se lembrava de alguém ter providenciado um bolo para ela. Para quebrar com uma tradição pouco simpática, Ricardo propôs-se oferecer-lhe um bolo de aniversário personalizado, com entrega em casa. Foi ao Google mas não encontrou qualquer proposta que correspondesse ao que procurava. Daí a descobrir uma oportunidade de negócio foi um passo, admite. A ChefPanda, especializada na venda online de bolos personalizados, surgiu em 2017 e começou por ter um catálogo de sabores, design e temas com algumas dezenas de opções. Hoje, já ultrapassam o milhar.

"Na altura - conta Ricardo Franco - eu trabalhava numa start up, que fazia grafismo online. As pessoas queriam fazer convites para um evento e escolhiam o modelo pretendido no site, como se estivessem numa gráfica tradicional. No fundo, tratou-se de aplicar este conceito de grafismo by demand à pastelaria." Com 5 empregados, a ChefPanda (ChefPanda | Celebre Momentos Importantes) trabalha com cinco fábricas portuguesas e faz entregas de produtos alimentares nos distritos de Lisboa, Setúbal e Porto (mais recentemente juntou a este serviço a entrega de flores, neste caso para todo o país). No "menú" figuram bolos, com os mais diversos motivos, tartes, tortas, cheesecakes, macarons, pastéis de nata, bolas de berlim (com um vasto leque de recheios à escolha), doces conventuais e - porque ainda estamos na mais festiva das quadras - três tipos de bolo rei, o tradicional, o de chocolate e o de maçã.

Nestes quatro anos de atividade, Ricardo tem registado uma alteração do perfil dos clientes: " Quando começámos, os bolos de aniversário representavam 90% das vendas. O cliente tipo era uma mulher entre os 25 e os 50 anos, que poupava tempo com o nosso serviço de entrega em casa. Hoje temos clientes mais heterogéneos. Embora os particulares continuem a ser dominantes, também trabalhamos cada vez mais para empresas." Foi, aliás, com este capital de experiência e conhecimento do mercado que a ChefPanda se associou à celebração dos 157 anos do DN, com um bolo de aniversário à altura da efeméride.

O que nunca muda é a popularidade de que gozam os bolos de aniversário para crianças, onde os heróis da TV e dos jogos são reis: "No ano passado, o campeão de vendas foi o tema do Fortnite, mas também tivemos muita procura do Batman, do Frozen, da Patrulha Pata, do Homem Aranha ou de unicórnios." Em estudo, está um serviço de aconselhamento online quanto à combinação de sabores: "É frequente, e muito normal, que o cliente se sinta confuso com a variedade da oferta. Estamos a tentar melhorar o nosso apoio a esse tipo de decisões." Muito diferente, nota Ricardo, é o perfil do cliente que procura o serviço de entrega de flores: "Continuam a ser maioritariamente homens desejosos de surpreender alguém."

Faça a sua encomenda aqui

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG