Toyota Corolla Cross: era o que faltava

Apesar de já ter vários SUV na gama, à Toyota faltava um modelo familiar para o segmento dos compactos. O Corolla Cross é isso mesmo, um rival do Peugeot 3008 e VW Tiguan, já testado pelo blogue TARGA 67.

Entre o C-HR e o RAV4 havia um espaço na oferta de SUV da Toyota, tanto em termos de dimensões como de preço. Faltava um modelo intermédio para dar luta direta aos que dominam o segmento na Europa. O Corolla Cross tem 4,46 metros de comprimento, praticamente o mesmo do Peugeot 3008, numa carroçaria com um desenho que o aproxima mais do RAV4 que do Corolla, com o qual partilha a plataforma GA-C. A única motorização disponível é um híbrido, o chamado "full hybrid" que a marca tem vindo a desenvolver há mais de duas décadas e que estreia aqui a sua quinta geração.

Junta um motor a gasolina de 2.0 litros e quatro cilindros com 152 cv, a um motor elétrico de 112 cv, resultando numa potência máxima combinada de 197 cv, mais 13 cv que na geração anterior. A transmissão é de efeito contínuo, com uma engrenagem que só a Toyota usa e que foi melhorada, notando-se pouco a subida exagerada do regime do motor, quando se acelera. A nova bateria de iões de Lítio está sob o banco de trás, sendo menos volumosa e mais eficiente.

No interior, há alguns componentes comuns aos outros Corolla e uma perceção de qualidade idêntica, mas estreia um novo painel de instrumentos digital, com mais informação e um novo ecrã tátil central de 10,5", destacado no topo da consola. Tem melhores gráficos e utilização simplificada. Na segunda fila, o espaço é bom em altura, mas o comprimento para as pernas não é excelente e a mala tem uns bons 428 litros.

A posição de condução não é das mais altas do segmento, o volante precisava de maior ajuste em alcance, mas os bancos são confortáveis. A visibilidade para fora é prejudicada pelos grandes retrovisores. Os comandos secundários estão bem colocados e o condutor tem três modos de condução à escolha: Eco/Normal/Sport, além de uma função"B" para aumentar a intensidade da regeneração e do efeito de travagem, nas desacelerações.

Guiando em cidade, o sistema híbrido consegue desligar o motor a gasolina e seguir apenas com o elétrico com muita frequência, se bem que durante periodos curtos. Tudo se passa de forma suave, mas com boa resposta ao acelerador, mesmo no modo Eco. A direção tem a assistência certa e o pedal de travão é fácil de dosear, o que nem sempre acontece nos híbridos. Desde que o pavimento não esteja muito degradado, a suspensão consegue ser bastante confortável, com a ajuda dos bancos macios.

Quanto a consumos, em cidade registei 4,5 l/100 km, com o painel de instrumentos a indicar que 58% da distância do teste foi feita com zero emissões. Em autoestrada, a 120 km/h, o consumo foi de 6,0 l/100 km, pois o sistema híbrido atua com menor frequência.

Em viagem, a estabilidade e facilidade do Corolla Cross está mais próxima à de uma berlina que de um SUV. A sensação de segurança é sempre muito alta, reforçada pelo T-Mate, o nome que a marca dá ao conjunto de ajudas à condução. Há também um airbag entre os lugares da frente.

Passando ao modo Sport e explorando uma estrada secundária mais sinuosa, o Corolla Cross Hybrid começa por mostrar uma aceleração forte, fazendo os 0-100 km/h em 7,6 segundos. E consegue manter uma boa relação entre a posição do acelerador e o regime do motor, tal como já tinha mostrado em autoestrada. Claro que os 1580 kg se fazem sentir quando se tenta descrever curvas a maior velocidade. Sem nunca perder um bom controlo dos movimentos, a verdade é que o Corolla Cross prefere andamentos mais tranquilos, mais de acordo com a sua vocação familiar, como é natural.

O Corolla Cross Hybrid acerta nas necessidades de um SUV compacto, sobretudo em termos de funcionamento da quinta geração do sistema "full hybrid". E nem sequer se faz pagar por valores acima da concorrência. É mais uma prova de que sistemas híbridos como este não mereciam ser ignorados pelos incentivos fiscais.

Mais testes de novos modelos em: https://targa67.motor24.pt

Ficha Técnica

Toyota Corolla Cross Hybrid

Motor: 2.0 litros a gasolina com 4 cilindros (152 cv), motor elétrico (112 cv).

Potência combinada: 197 cv.

Tração: dianteira.

Aceleração 0-100 km/h: 7,6s.

Velocidade máxima: 180 km/h.

Consumo médio WLTP: 5,1 l/100 km.

Emissões em ciclo misto WLTP: 114 g/km CO2.

Bagageira: 428 litros.

Preço: 38 190 euros

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