Tecnologia para eles. Bichinhos mais felizes mesmo quando estão sós

Aparelhos "inteligentes" e ligados à internet para servir animais são uma grande ajuda para os donos - e também para os bichos.

"Iupiii, comida nova!" Ao fim de três dias, era mais ou menos esta a reação de dois dos nossos quatro gatos de cada vez que ouviam as bolinhas secas da alimentação a bater no tacho, lançadas automaticamente pelo Alimentador Inteligente da Xiaomi, que testámos (ou melhor, os bichos testaram) em casa. Verdade seja dita, os outros dois gatos não tinham a mesma reação mas, bons felinos que são, é difícil perceber se a aparente indiferença se devia a burrice ou simples desinteresse momentâneo - até porque, quando lhes apetecia, lá iam comer.

Mais de uma semana volvida e o aparelho foi totalmente aprovado pelos seis habitantes lá de casa - os de duas como os de quatro patas. O Alimentador Inteligente, que dá tanto para cães pequenos como para gatos, tem um depósito para 1,8kg de ração, que é libertada às horas agendadas e nas quantidades programadas, tudo feito através do telemóvel (existe ainda, no topo, um botão para libertar uma dose extra). Também é possível, se se quiser, dar ordem à máquina para libertar mais uma dose em qualquer momento, mesmo que se esteja fora de casa, através da app.

A qualidade de construção é sólida e nota-se as atenções aos pormenores: o tacho de inox é removível para fácil limpeza e liga-se à base por íman, suficientemente forte para os animais não o desencaixarem. No topo existe um filtro anti-humidade que, de facto, garante que a comida sai fresca.

Há apenas uma coisa que eu gostaria de ver incluída nesta máquina: uma câmara de videovigilância, para me ajudar a perceber como os bichos estão a comportar-se com a comida quando estou fora de casa. Essa inclusão elevaria provavelmente o preço acima dos 130 euros atuais, mas seria uma boa mais-valia. Claro que pode sempre comprar uma câmara à parte - aliás, é o que temos...

Água fresca, pela internet

Ainda que com funções smart menos elaboradas, a Fonte Inteligente Xiaomi é outra peça do conjunto que os seus animais de estimação poderão agradecer-lhe.

Muitos gatos são particularmente "esquisitinhos" no que toca a beber água (os nossos são...) e há muito que usamos aparelhos que a fazem circular com filtros, para a manter limpa.

Este da Xiaomi, no entanto, destaca-se desde logo por ser o mais silencioso que já experimentámos. Por outro lado, é também de longe o mais caro: 80 euros de preço-tabela. Preço em parte justificado por, como referido, ser um aparelho conectado, que o avisa pelo telemóvel (mesmo que a pessoa esteja fora de casa) se a água estiver prestes a acabar. Além disso, ainda alerta para a necessidade de trocar os filtros (que é algo que, convenhamos, de outra forma a maioria de nós não faz nos tempos recomendados).

Estas mais-valias justificam o dinheiro? Os gatos lá de casa nitidamente acharam tanto que sim, na peça que esteve para testar, que já lá têm uma nova como presente de Natal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG