Receita de salada coração de melão

A chef Ana Leão partilha a sua salada coração de melão, para fazer em casa.

Ingredientes:

Melão casca verde
Tomate coração de boi (verde)
Nozes
Jalapeṉos em pickle picados
Hortelã picada e em Folhinhas
Limão
Vinagre Balsâmico Branco ou de Sidra
Flor de sal
Azeite

As quantidades nesta salada dependem inteiramente do gosto de cada um. Mais ou menos picante. Mais ou menos doce - adicionem mel ou xarope de Agave se acharem que o melão não é doce suficiente.

Esta receita é ideal para aquele churrasco em que é suposto toda a gente ajudar..., podem comer esta salada no restaurante Torto, no Porto.

Confeção:

Assar as nozes no forno a 150 graus até estarem douradinhas (cerca de 20 minutos).

Cortar o melão em cubos médios : que se possam comer de garfada, mas sem serem demasiado pequenos

Fatiar o tomate numa mandolina ou com uma faca - o quão fino conseguirem sem que este se esfarele e sem esfarelarem os dedos.

Misturar numa taça o melão, tomate , jalapenos , limão e sumo , hortelã picada , sal , azeite e mel ou xarope , se usarem . Temperar a gosto

Empratar de uma forma artística, decorado com as nozes e a menta e fingir que deu "imenso" trabalho. Esta receita está disponível no restaurante Torto, no Porto.

A acompanhar

Para a harmonização com a sua salada de melão, as chefs propõem uma sidra artesanal: Kerne Brut.

A chef

Ana Leão tem 34 anos e já trabalhou em muitos restaurantes, não só em Portugal mas em Espanha, como o Dos Palillos, em Barcelona, que tem uma estrela Michelin. Passou ainda pelo mítico El Buli, de Ferran Adriá, nas semanas antes de o restaurante fechar. O gosto pelas viagens e pela descoberta levou-a à Austrália. Nos últimos 10 anos tem feito a ponte entre os dois países, apenas interrompida por causa da pandemia. Por lá, explorou o país de uma ponta à outra numa pequena carrinha. Cozinhou, trabalhou em quintas, plantou árvores, desovou salmões. E desenvolveu o projeto Colher Torta. Em Portugal esteve no restaurante O Velho Eurico, em Lisboa, e no restaurante pop up Statera, em Vila Nova de Milfontes. Esteve na cozinha da Musa das Virtudes no Porto e agora está na cozinha do restaurante Torto também na Invicta.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG