Receita de abacate em tempura com gengibre e mel
O chef Luís Brito - que tem uma estrela Michelin no seu restaurante em Tavira - partilha a sua receita de abacate com tempura com gengibre e mel.
Ingredientes para o Abacate
Relacionados
180 g de abacate
20 g de limão
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
2 g de flor de sal
30 g de farinha de trigo
200 ml de óleo vegetal.
Confeção:
Cortar o abacate em gomos, temperar com o sal e sumo de limão, passar pela farinha, de seguida pela tempura e fritar. Servir com o molho de soja e mel.
Ingredientes da tempura
50 g de farinha maisena
100 g de farinha de trigo
200 g de água gelada
2 g de flor de sal.
Confeção:
Numa tigela, misturar a maisena com a farinha de trigo e a água gelada, envolver, mas ter o cuidado de não bater a massa para o glúten não ficar ativo e deixá-la a frágil e quebradiça.
Ingredientes para o molho de mel e gengibre
50 ml de molho de soja
10 g de gengibre fresco
30 g de lima
30 g de mel
Confeção:
Cortar a lima ao meio, transversalmente aos gomos, extrair-lhe o sumo e reservar.
Lavar o gengibre, cortar em bocados regulares e reservar. Juntar o sumo se lima, o gengibre com o molho e o mel, colocar na Bimby (ou num aparelho semelhante) e misturar bem, passar por um passador fino e reservar o molho no frio até à sua utilização.
A acompanhar:
O chef aconselha, para harmonização com a sua receita, um vinho: Casa de Santar branco de curtimenta, 100% encruzado de 2019.

O chef

© Jorge Carmo
Natural de Santa Clara-A-Nova (Almodôvar), Luís Brito ingressou na Escola de Hotelaria de Faro em 1989. Iniciou a sua carreira profissional como cozinheiro em diversos restaurantes e hotéis do Algarve, até assumir a função de subchef executivo do Hotel Alfamar. Liderou as cozinhas de grupos como o Petchey, o Starwood ou o CS Madeira Atlantic, e foi chef executivo do Hotel Nempanzu, em Angola. Lecionou na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Brasil, em São Paulo. Hoje lidera o seu próprio projeto, o restaurante A Ver Tavira, que em 2021 ganhou a sua primeira estrela Michelin.