Projeto Matéria do chef João Rodrigues recebe prémio do ranking La Liste

O projeto, liderado pelo chefe João Rodrigues, tem ajudado a promover os produtores nacionais com boas práticas agrícolas e produção animal em respeito pela natureza e meio ambiente.

Foi anunciado esta segunda-feira (29 de novembro), em Paris, que o Projeto Matéria, iniciativa do chefe João Rodrigues que tem ajudado a promover os produtores nacionais, venceu o prémio The Game Changer , atribuído pela La Liste.

A apresentadora do programa Top Chef em França, Stéphane Rotenberg, entregou o prémio ao chefe português numa cerimónia no Quai d"Orsay.

A La Liste é um ranking independente lançado em 2015. O algoritmo usado para a seleção dos 1000 restaurantes que compõem a grande lista sofreu alterações na edição para 2022. Esse algoritmo integra 970 fontes internacionais, incluindo guias de restaurantes, imprensa regional, críticas e opiniões de clientes em diversas plataformas.

Além da grande lista de 1000 restaurantes, a La Liste atribui também 10 prémios especiais que destacam chefes e projetos pioneiros mundialmente. Nesta edição de 2022, a La Liste escolheu 33 chefes, 12 dos quais mulheres, e projetos de 22 países.

Foi neste âmbito que João Rodrigues recebeu, pelo Projeto Matéria, o The Game Changer 2022.

Este prémio é dado a um chefe ou dono de restaurante que faz campanha para mudar a cultura da cozinha e da indústria em termos de inclusão e diversidade. La Liste considerou que o Projeto Matéria tem o compromisso de valorizar, promover e destacar toda uma comunidade muito ampla de pessoas, além dos chefes - pescadores, produtores, agricultores e outras pessoas -, e projetos que se dedicam à gastronomia ou que têm um papel muito importante.

João Rodrigues afirmou que "quando começamos este projeto a ideia era dar visibilidade a quem normalmente não a tem, era criar e partilhar conhecimento com toda uma comunidade. Queríamos que fosse uma ferramenta de trabalho transversal a todos os quadrantes da gastronomia, envolvendo todos".

Acrescentou que "vê-lo {Projeto Matéria] agora reconhecido fora de Portugal, num evento que reúne muito do melhor que se faz em termos de gastronomia mundial, é um motivo de orgulho e ao mesmo tempo um incentivo para o levar mais longe.

O que é o Projeto Matéria?

O Projeto Matéria é um projeto sem fins lucrativos, desenvolvido pelo chefe João Rodrigues, que pretende promover os produtores nacionais com boas práticas agrícolas e produção animal em respeito pela natureza e meio ambiente, enquanto elementos fundamentais da cultura portuguesa. Materializa-se através de uma plataforma digital de produtores. Pode aceder ao projeto aqui.

O objetivo é reunir nesta plataforma o melhor que se pode encontrar em Portugal, contar as histórias destas pessoas que trabalham diariamente para alimentar uma comunidade com produtos de excelência, promovendo a sua sustentabilidade económica, contribuindo para a sua conservação e crescimento futuro e preservação da identidade e cultura portuguesas. O projeto é alimentado por chefes de cozinha, amantes de gastronomia e toda a comunidade que tenha interesse em contribuir, assumindo aqui um papel de agentes de preservação, e está dependente de uma interação constante entre quem faz (produtor), quem vende (fornecedor) e quem usa (cozinheiros/restaurantes).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG