Polestar 2 é a nova "estrela" no firmamento dos elétricos

A Polestar, companhia fundada em 2017, chega agora a Portugal com o 2, um fastback dinâmico que se posiciona abaixo dos 50 mil euros e que faz a apologia do design, tecnologia e eletrificação. Com três versões disponíveis, as entregas estão previstas para outubro.

Embora lançado em 2020, só agora o Polestar 2 chega a Portugal ao abrigo da expansão da marca sueca de elétricos desportivos a novos mercados. Pertencendo ao grupo Geely, tal como a Volvo, a Polestar partilha alguns componentes com a sua conterrânea, mas exibe uma filosofia distinta, visando conquistar um tipo de condutor que dá mais atenção às prestações e à exclusividade da imagem. Afinal de contas, o CEO da Polestar é um designer, Thomas Ingenlath, que pretende incutir nos automóveis da marca o cunho da emoção, sem esquecer a sustentabilidade.

Do visual escultural destaca-se a linha de "cintura" elevada e o rigor de montagem, com exímia combinação entre painéis. A iluminação totalmente em LED (incluindo atrás com 288 LED a toda a largura da bagageira) cria uma assinatura luminosa mais exclusiva. As jantes de 19" são de série (opcionalmente, pode montar jantes de 20").

O habitáculo reflete alguma familiaridade com os Volvo, o que não é de estranhar, dadas as ligações técnicas e tecnológicas no seio da Geely, percetível sobretudo nos comandos do volante. O refinamento é de classe superior e há ainda o recurso a materiais sustentáveis.

O painel de instrumentos é digital (ecrã de 12.3") e os comandos físicos foram quase todos eliminados, sendo a vasta maioria incluída no ecrã tátil central de 11.15 polegadas que recorre ao infoentretenimento Android Automotive, desenvolvido em colaboração com a Google e com capacidade de receber atualizações ao longo da vida do veículo. No total, alberga 446 litros de capacidade de carga, combinando um espaço de 41 litros à frente com outro, de 405 litros, na traseira.

Versões para todos os gostos


No lançamento, terá três configurações possíveis. A versão mais acessível, a Standard Range Single Motor conta com um motor de 170 kW/228 CV e 330 Nm, associado a bateria de 69 kWh para até 470 km de autonomia. Num patamar intermédio, a versão Long Range Single Motor apresenta os mesmos dados de potência e binário (170 kW/330 Nm), mas uma bateria de 78 kWh incrementa a autonomia estimada para 540 km. Ambas as versões de motor único são de tração dianteira.

No topo está a versão Long Range Dual Motor com dois motores elétricos de 150 kW cada, para uma potência de 300 kW/402 CV e 660 Nm de binário, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,7 segundos. Conta com a bateria de 78 kWh, permitindo uma autonomia de 480 km. Nos postos de carga rápida, o tempo de recarga de 10 a 80% é sempre de 35 minutos (130 kW no primeiro e 155 kW nos outros dois). Há ainda uma variante mais potente (476 CV), a Performance, que assenta sobre a Dual Motor, acrescentando ainda outros componentes para maior eficácia dinâmica.

A marca sueca destaca uma condução desportiva e eficiente, com a possibilidade de recorrer ao sistema de pedal único (apenas o do acelerador), graças ao poder de regeneração.

Os preços começam nos 49.900€ para a versão de base Standard Range Single Motor, sendo de 53.400€ no Long Range Single Motor e de 56.900€ no Long Range Dual Motor. As encomendas decorrem unicamente por via online.

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