Os santos passam... os manjericos ficam! Aprenda a cuidar das plantinhas símbolo do mês de junho

Sofia Manuel e Conceição Crucho ajudam os nossos leitores a tratarem dos seus manjericos, garantindo aquele cheirinho bom dentro de casa e, quem sabe, até um belo pesto para adicionar a uma massa.

A noite de Santo António traz o cheirinho a manjericos pelas ruas de Lisboa, mas não só. Esta plantinha aromática, tão pequenina, está presente em todos os cantos do país, especialmente na época dos Santos Populares.

Na capital, cerca de dois mil vasos saem, todos os anos, do viveiro municipal na Quinta Conde dos Arcos. Pelas mãos da Conceição Crucho, os manjericos são semeados e tratados até ao momento de irem enfeitar escolas, centros de saúde, órgãos municipais e outros gabinetes.

Para quem quer fazer o seu manjerico durar para além do mês de junho, Conceição explica que é uma planta que gosta muito de sol. Além dela, Sofia Manuel, a famosa "Tripeirinha" amiga das plantas, traz alguns cuidados que podemos ter para garantir manjericos saudáveis até a hora em que podem, inclusive, ser utilizados num belo molho pesto.

Sofia Manuel, a "Tripeirinha", como é conhecida, dá dicas para cuidar dos manjericos em casa.
Vem aí o dia de Santo Antônio: saiba por que Lisboa vira uma festa em junho
Sofia Manuel, a "Tripeirinha", como é conhecida, dá dicas para cuidar dos manjericos em casa.
Lisboa está em festa. Eis o roteiro para os melhores arraiais
Diário de Notícias
www.dn.pt