O melhor do mundo dos cocktails serve-se aqui

O Lisbon Bar Show regressa este ano com toda a força e várias novidades. Terá workshops, showcases, masterclasses e palestras, além dos Prémios Lisbon Bar Show e do I Congresso Ibérico de Bartenders. João Sancheira passou de admirador a nomeado nos prémios deste evento.
Publicado a
Atualizado a

O maior sonho de João Sancheira sempre foi ter uma destilaria pelo seu amor às bebidas espirituosas. Atualmente é bartender, a profissão que lhe permitiu chegar mais perto do seu sonho, e está agora nomeado na categoria de Melhor Bartender nos prémios do Lisbon Bar Show. Na terça e quarta-feira, a Sala Tejo do Altice Arena vai receber mais uma edição deste evento de hospitalidade, restauração e hotelaria, em que, além de debates, showcases e masterclasses, vão acontecer eventos como o primeiro Congresso Ibérico de Bartenders, a grande final do Concurso Nacional de Rabo de Galo e os os Prémios Lisbon Bar Show.

João Sancheira é Bar Manager do Grupo 100 Maneiras - cujo Bistro está indicado para melhor Bar de Restaurante - e não disfarça a honra de estar nomeado. "Já tinha sido nomeado antes do mundo parar devido à pandemia e é algo bastante importante para mim porque estamos a falar de uma academia dos meus pares dentro da indústria", afirma o bartender.

Com uma paixão por bebidas espirituosas como whisky, tequila e mescal, foi através desta profissão que começou a trabalhar com os produtos e a ganhar conhecimento dentro da área. "Só depois surgiu a consciência de que dá para fazer os nossos próprios cocktails. Tal como os chefs criam na cozinha, nós também podemos criar os nossos próprios produtos", explica João Sancheira, que vai buscar inspiração para novas bebidas a todo o lado, incluindo à secção de beleza e higiene do supermercado, onde as misturas criadas pelas grandes empresas inspiram tentativas atrás do bar.

Natural das Caldas da Rainha, acredita que as suas origens o influencia na forma de estar atrás do bar. "Venho de uma cidade pequena, em que toda a gente se conhece, e continuo a agir um bocado assim, como se toda a gente se conhecesse e estivesse num ambiente confortável", diz. Apesar de o bar do Bistro 100 Maneiras ser um bar de restaurante tenta ser disruptivo e "andar taco a taco com os restantes bares da cidade que são apenas bares de rua".

O Lisbon Bar Show está aberto a todos aqueles que se interessem pelo sector, quer os profissionais, quer pessoas apenas interessadas em conhecer e experimentar as novidades. Este ano, Alberto Pires, fundador do Lisbon Bar Show, traz novidades, com destaque para a final do concurso nacional de Rabo de Galo, que vai acontecer pela primeira vez fora do Brasil, e que pretende promover o cocktail com o mesmo nome, feito com cachaça, vermute e campari.

O Brasil é, aliás, o país convidado do evento, com a presença confirmada dos bartenders Márcio Silva, Steph Marinkovic e Derivan Ferreira de Souza, este último de uma geração mais "old school". Presentes estarão também 12 dos melhores bares e bartenders do ranking World's 50 Best Bars, como Margarita Sader e Gabriele Armani, do Paradiso, em Barcelona, de Marc Alvarez, do SIPS Bar, também em Barcelona, ou o lisboeta Red Frog.

O I Congresso Ibérico de Bartenders, que vai acontecer na terça-feira, pretende ser uma plataforma de debate. Haverá mesas redondas com convidados portugueses e espanhóis, e palestras, incluindo uma dada por João Sancheira.

Na área do café, vêm a Lisboa Fábio Milani, conhecido na área do café pelo coffe flair discipline e arte latte, e Martin Hudák, que tem uma marca de licor de café e um bar, o Maybe Sammy, na lista dos The 50 World"s Best Bars.

sara.a.santos@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt