Mais cinco restaurantes com estrela Michelin em Portugal

Há mais cinco restaurantes em Portugal com uma estrela Michelin. E no próximo ano, Portugal irá organizar a sua própria gala do Guia Michelin.

Ainda não foi desta. A espera pelo primeiro restaurante em Portugal a receber as três estrelas Michelin continua. Contudo, na cerimónia da entrega das novas estrelas, que decorreu esta terça-feira, em Toledo, Espanha, há mais cinco restaurante em Portugal que passaram a constar no Guia vermelho de 2023 com uma estrela.

Entre os premiados portugueses, destaque para o chef José Avillez que ganhou uma estrela para o seu Encanto, restaurante vegetariano no Chiado, e que assim junta esta distinção às duas que tem (e manteve) no Belcanto, em Lisboa, e outra na Tasca, no Dubai. No palco da Gala, em Toledo, fez questão de passar a jaleca com a estrela Michelin do Encanto ao seu sous-chef João Diogo Formiga.

A cozinha de influência japonesa dos restaurantes Kabuki, no hotel Ritz, e do Kanazawa foi também distinguida. A Norte, no Porto, o Euskalduna Studio e restaurante Le Monument fecharam a lista das cinco novidades portuguesas no Guia Michelin de 2023 - o mesmo número de restaurantes da edição anterior.


Por sua vez, o restaurante Mesa de Lemos, em Viseu, que tem uma estrela Michelin, recebeu a Estrela Verde. Atribuída pelo terceiro ano consecutivo, esta distinção destaca os restaurantes que estão na vanguarda da gastronomia sustentável.

A cerimónia da entrega das novas estrelas decorreu esta terça-feira, em Toledo, Espanha.

No total, são agora 38 os restaurantes que têm uma ou duas estrelas Michelin em Portugal. (ver lista no final do texto).

Gala própria para Portugal

À falta de mais estrelas para Portugal, a grande novidade foi o anúncio que no próximo ano o Guia Michelin será apresentado em duas cerimónias separadas, uma em Espanha outra em Portugal. Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias Michelin, anunciou oficialmente, em Toledo, que a seleção de restaurantes de Portugal e Espanha para a edição de 2024 será realizada em dois eventos diferentes, um para Espanha, e, pela primeira vez, outro apenas para Portugal.

"Com a organização de um evento próprio em Portugal, a revelação da seleção de restaurantes, e a consequente implementação de conteúdos editoriais e de comunicação, que serão partilhados nas nossas diferentes plataformas, queremos contribuir para a promoção de Portugal como destino gastronómico europeu incontornável. A Michelin está grata pelo apoio institucional a esta iniciativa e já está a trabalhar com o Turismo de Portugal na organização desta gala. As datas específicas e o local serão revelados durante o primeiro trimestre de 2023", explica a organização do Guia Michelin.

Novos Bib Gourmand de Norte a Sul

Ainda na distinção de restaurantes portugueses, na categoria Bib Gourmand, que distingue a melhor relação qualidade/preço, há mais restaurantes portugueses que passam a integrar o Guia Michelin 2023.

Em Lisboa os restaurantes Carnal, o Oficio e o Zunzum Gastrobar Lisboa passam a ter a placa de Bib Gourmand do Guia Michelin à porta. No Porto os distinguidos foram o restaurante Gruta e o Semea by Euskalduna. Mais a norte, em Vila do Conde, o restaurante Rio by Paulo André e no Algarve o À Mesa, em Tavira, também recebeu o Bib Gourmand. No total Portugal tem agora 48 restaurantes com esta distinção.

Mais três estrelas para Espanha

Do lado de Espanha, foram mais as novidades, com o anúncio de mais dois restaurantes com três estrelas Michelin em território espanhol. São eles o restaurante Atrio do chef Toño Pereze, em Cáceres, onde o porco ibérico é o grande protagonista. E em Barcelona, o restaurante Cocina Hermanos Torres. No total, Espanha tem agora 13 restaurantes com três estrelas Michelin.

Na mesma gala o chef espanhol Joan Roca, que lidera a cozinha do El Celler de Can Roca, em Girona - com três estrelas Michelin e uma estrela verde -, foi distinguido com o prémio Chef Mentor Michelin. "Pelo reconhecimento pelo seu trabalho na formação de distintas gerações de cozinheiros".

O chef espanhol Cristóbal Muñoz foi premiado com o Prémio Chef Jovem Michelin 2023. Natural de America e com 32 anos dirige as cozinhas do restaurante Ambivium (com uma estrela Michelin e uma estrela Verde).

Confira a lista dos restaurantes portugueses com estrelas do Guia Michelin 2023:

2 estrelas Michelin (7 restaurantes)

Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira. Chef Rui Paula
The Yeatman, Vila Nova de Gaia. Chef Ricardo Costa
Alma, Lisboa. Chef Henrique Sá Pessoa
Belcanto, Lisboa. Chef José Avillez
Ocean, Alporchinhos. Chef Hans Neuner
Vila Joya, Albufeira. Chef Dieter Koschina
Il Gallo d"Oro, Funchal. Chef Benoît Sinthon (tem também uma estrela verde)

1 estrela Michelin (31 restaurantes)

(NOVO) Encanto, Lisboa. Chef José Avillez
(NOVO) Kabuki, Lisboa. Chef Paulo Alves
(NOVO) Kanazawa, Lisboa. Chef Paulo Morais
(NOVO) Euskalduna Studio, Porto. Chef Vasco Coelho Santos
(NOVO) Le Monument, Porto. Chef Julien Montbabut

Mesa de Lemos, Viseu. Chef Diogo Rocha (NOVO: ganhou uma estrela verde)
Al Sud, Lagos, Chef Louis Anjos
A Ver Tavira, Tavira, Chef Luís Brito
Cura, Lisboa, Chef Pedro Pena Bastos
Vila Foz, Porto. Chef Arnaldo Azevedo
Esporão, Reguengos de Monsaraz, Chef Carlos Teixeira (tem também uma estrela verde)
100 Maneiras, Lisboa, Chef Ljubomir Stanisic
Eneko, Lisboa, Chef Eneko Atxa
G, Bragança. Chefs Óscar e António Geadas
A Cozinha, Guimarães. Chef António Loureiro
Largo do Paço da Casa da Calçada, Amarante. Chef Tiago Bonito
Pedro Lemos, Porto. Chef Pedro Lemos
Antiqvvm, Porto. Chef Vítor Matos
Fifty Seconds. Chef Martin Berasategui
Epur, Chef Vincent Farges
Midori, Sintra. Chef Pedro Almeida
Loco, Lisboa. Chef Alexandre Silva
Feitoria, Lisboa. Chef André Cruz
LAB by Sergi Arola, Sintra. Chef Sergi Arola
Fortaleza do Guincho, Cascais. Chef Gil Fernandes
Eleven, Lisboa. Chef Joachim Koerper
Vistas, Monte Rei Golf & Country Club, chef Rui Silvestre
Gusto By Heinz Beck, Almancil. Chef Heinz Beck
Vista do Bela Vista Hotel & Spa, Portimão. Chef João Oliveira
Bon Bon, Carvoeiro. Chef José Lopes
William, Funchal. Chef Luís Pestana

*o jornalista viajou a convite da organização.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG