Viver
27 janeiro 2023 às 00h05

Lampreia, truta, javali e cabidela num jantar que junta quatro chefs

Marlene Vieira convida três colegas, todos com estrela Michelin, para juntos cozinharem uma refeição que celebra o inverno e os produtos da estação. É já na quarta-feira, no seu espaço de alta cozinha em Lisboa.

DN

O inverno de Marlene Viera serve-se à mesa, naquele que é o segundo jantar de um ciclo que celebra as estações do ano e os produtos da época. A chef convida três chefs do norte, todos reconhecidos com uma estrela Michelin, para criarem um menu ímpar que homenageia a diversidade e a essência da gastronomia portuguesa. São eles António Loureiro, de A Cozinha, em Guimarães, Ricardo Costa, do The Yeatman, e Julien Montbabut, do Le Monument, ambos do Porto. Juntos vão preparar um menu de degustação de 12 momentos.

António Loureiro irá trabalhar a lampreia (típica do Norte do país e apenas disponível nesta altura do ano), Ricardo Costa o leitão e o atum, enquanto Julien Montbabut ficará com a truta e o javali. Marlene Vieira terá a seu cargo o salmonete e um dos seus pratos preferidos, a cabidela, além das sobremesas.

"Recebo, mais uma vez e com muito orgulho, na minha casa três amigos e colegas de profissão que partilham a paixão pela nossa gastronomia e o respeito pelos produtos sazonais, que nos permitem desenvolver um trabalho que eleva a excelência e a diversidade do que de melhor se produz em Portugal. O Inverno em Portugal tem sabor e características muito especificas, em cada região, que vamos tentar refletir neste menu", afirma Marlene Vieira. "É essencial trabalhar os produtos nas suas épocas, altura em que se encontram com qualidade e sabor máximos, tornando-se realmente diferenciador e mais sustentável", reforça a chef.

O jantar acontece já na quarta-feira, com início marcado para entre as 19h00 e as 20h30, com um custo de 180 euros por pessoa. Inclui harmonização vínica, a cargo da sommelier Gabriela Marques, com referências de quatro parceiros nacionais: Real Companhia Velha, com o Espumante Real Companhia Velha bruto e o tinto Carvalhas Tinta Francisca 2017, da Kranemann Wine Estates, com os vinhos Quinta do Convento branco 2021 e Quinta do Convento branco 1999, da Quinta do Vallado, com o Quinta do Vallado Vinha da Coroa tinto, em Magnum, e da Quinta da Devesa com o vinho Quinta da Devesa Porto Branco +50 anos.

Este é o segundo jantar deste ciclo dedicado às quatro estações do ano, depois de em novembro ter acontecido um dedicado ao outono, com os chefs Rui Paula, do DOC, Henrique Sá Pessoa, do Alma, e Óscar Geadas, do Pousada G., também todos distinguidos pelo guia Michelin