Kia Niro EV dá mais energia à transição elétrica
A nova geração do Kia Niro dá um passo em frente no processo de transição energética da marca sul-coreana, oferecendo uma gama inteiramente eletrificada, com destaque para a versão 100% elétrica (Niro EV) que melhora na eficiência geral e na vertente tecnológica. Um segundo capítulo que eleva a fasquia.
A nova geração do Kia Niro conta com versões híbrida (HEV) e 100% elétrica (EV), com este modelo a tratar-se de uma generosa evolução face à versão anterior, sobretudo pela estreia de uma plataforma mais evoluída e que permite uma melhoria na arrumação dos diversos componentes do sistema elétrico de tração, a começar pela bateria, disposta sob o piso e entre os dois eixos, o que tem o condão de baixar o centro de gravidade, predicado sempre importante para um desempenho dinâmico competente e seguro.
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A nova identidade estética da Kia também está bem patente no Niro EV e espelhada no desenho de estilo crossover, com dimensões mais volumosas, desde logo pelo crescimento no comprimento e na distância entre eixos (20 mm), o que se traduz numa melhoria do espaço a bordo, que já era bastante bom. Agora, consegue oferecer ainda maior comodidade a todos os ocupantes, mesmo para adultos nos lugares posteriores, graças a cotas de habitabilidade mais amplas para os joelhos e em altura. Ao mesmo tempo, a bagageira disponibiliza agora 475 litros, a que se juntam mais 20 litros num compartimento dianteiro sob o capot.
A nível qualitativo, a marca também regista progressos, com bons materiais e bons padrões de qualidade na construção geral, ainda que, por exemplo, nas portas, alguns detalhes, como os comandos dos vidros elétricos, deixem algo a desejar. Tecnologicamente, a nova geração traz detalhes muito bons, desde logo pelo painel de instrumentos digital de 10.25" que é complementado pela projeção no para-brisas das informações mais relevantes para a condução graças ao sistema head-up display.
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Ao centro, sobressai o ecrã tátil de 10.25" com um sistema de infoentretenimento mais evoluído e mais intuitivo, que responde melhor aos desejos do condutor e que tem visualização melhorada. Mais abaixo, numa solução que já se viu noutros modelos da marca, como no EV6, solução tátil comutável entre climatização e sistema de infoentretenimento - através da pressão num ou noutro comando tátil, variam as funcionalidades "à vista" para um acesso mais fácil a cada menu.

© DR
Os espaços de arrumação a bordo são em número suficiente, mas há concorrência que se sai melhor neste parâmetro, sobretudo na consola entre os dois bancos dianteiros (com excelente conforto, note-se).
Competência generalizada
O novo Niro EV recorre a solução técnica já conhecida, com motor elétrico de 150 kW/204 CV de potência e 255 Nm de binário máximo, valores que lhe garantem prestações amplamente satisfatórias, com retoques até de alguma desportividade nos arranques e nas retomas, ainda que, dependendo do estado do piso, também não evite algumas perdas de motricidade ligeiras no eixo dianteiro quando é obrigado a transmitir a potência de forma mais brusca. Com direção precisa e chassis muito bem afinado, o Niro EV também se demarca pela ótima compostura em diferentes tipos de utilização - na vertente familiar pode oferecer toadas mais calmas e com boa insonorização, ao passo que em trajetos mais sinuosos exibe segurança e estabilidades valiosas. O conforto merece igualmente boa nota, na medida em que o amortecimento é agradável e suficientemente multifacetado para conter o rolamento de carroçaria e absorver bem os buracos e desníveis do mau piso.

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Como já é hábito, dispõe de modos de condução variáveis, entre o mais suave "Eco", que privilegia a economia, e o "Sport", que trata de oferecer as prestações mais dinâmicas possíveis, sentindo-se efetivamente uma diferença. A bateria de 64.8 kWh é uma evolução face à da anterior geração, propondo uma autonomia homologada de 460 km, sendo a sua eficiência de condução um fator que joga forte a seu favor: é fácil obter consumo médio abaixo do homologado (16.2 kWh/100 km), tirando partido da regeneração da energia das travagens, possibilitando assim um valor de alcance bem próximo do anunciado pela Kia.
Num posto de carregamento rápido, é possível repor de 10 a 80% do estado de carga em 43 minutos, sendo que o novo Niro EV pode também funcionar como "utensílio" de carregamento de outros aparelhos com um máximo de 3 kW (Vehicle-to-Device).

Num posto de carregamento rápido, é possível repor de 10 a 80% do estado de carga em 43 minutos
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Repleto de sistemas de segurança e de assistentes à condução de última geração (o assistente de manutenção na faixa continua intrusivo), o Niro EV na sua versão mais equipada, Tech, tem um custo de 46.950€, que acaba por não fugir muito ao que o segmento dos elétricos oferece por um modelo familiar desta compleição.
pjunceiro@globalmediagroup.pt
FICHA TÉCNICA
Kia Niro EV 64 kWh Tech
Motor: Singular, dianteiro, síncrono de ímanes permanentes
Potência: 204 CV/150 kW
Binário: 255 Nm
Bateria: Polímeros de iões de lítio, 64.8 kWh
Transmissão: Tração dianteira, caixa de 1 vel.
Acel. 0-100 km/h: 7,8 segundos
Vel. Máxima: 167 km/h
Consumo médio (WLTP): 16.2 kWh/100 km
Autonomia: 460 km
Preço: Desde 44.000€ (Tech: 46.950€)