Jardinagem. O lado B da atriz Liliana Santos

A atriz e modelo portuguesa tem um lado B que a acompanha desde há vários anos: a jardinagem. A culpa é da mãe. Palavra de Liliana Santos, 40 anos, que cresceu num apartamento onde existiam mais plantas "do que é normal", conta ao DN.Estavam por todo o lado, "até pelos sítios menos expectáveis".

Mais tarde a mudança da família para uma nova casa trouxe um jardim. E isso quis dizer mais espaço e mais plantas e serviu também para Liliana começar a acompanhar a mãe a zelar pelo jardim. "É bom tratarmos das plantas e vermos a sua evolução."

Hoje Liliana também cuida de árvores de fruto - tem bananeiras e limoeiros - e gosta da dinâmica de estar a cozinhar e ir ao jardim buscar alimentos. "É muito bom cultivarmos os nossos alimentos. Assim posso conjugar a jardinagem com o gosto que tenho em cozinhar." A jardinagem serve como equilíbrio para quando está em gravações. "E é um hobby terapêutico e não sinto as horas passar. Faço jardinagem sempre que posso, mesmo quando estou a gravar, mas com a quarentena acabei por me dedicar ainda mais."

E flores preferidas?"Frésias, pelo cheiro especial. Mas também tenho rosas, jasmim, mais uma vez pelo cheiro, e estrelícias, etc." - o que mostra que quem sai aos seus raramente degenera. Conselhos para quem quer colocar as mãos na terra? Liliana Santos diz que se deve começar com passos pequenos: "Começar eventualmente por ervas aromáticas e por plantas dentro de casa. O gosto que temos ao ver as plantas crescerem depois leva-nos a ter mais."

filipe.gil@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG